Notícias

“É preciso inovar a partir do património existente”

22 Outubro, 2012

“Austeridade”, “rigor financeiro” e “mudança estrutural” são as exigências do Ministério da Saúde em matéria de Sistemas de Informação da Saúde. A mensagem foi levada até à reunião de trabalho promovida pela SPMS, EPE no dia 28, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelo Secretário de Estado da Saúde.

Manuel Teixeira sublinhou a necessidade e a importância da reestruturação e reorganização dos sistemas de informação na saúde, um dos vetores que irá contribuir para a poupança desejada para o sector pelo Governo. Por isso “é preciso inovar a partir do património existente”, garante Manuel Teixeira.

Segundo o governante essa inovação esperada expressa-se através de duas novidades introduzidas no discurso e na operacionalização dos sistemas pelo Ministério da Saúde. São elas a PDS – Plataforma de Dados da Saúde e a aposta nas aplicações “open source”. Numa área onde, para Manuel Teixeira, se “concentra a inteligência”, como é o caso dos sistemas de informação, espera-se que o sector tenha um papel de relevância na combinação da mudança estrutural com o rigor financeiro.

Como desafio, os técnicos terão que dar resposta à inclusão das orientações clínicas na Prescrição Electrónica de Medicamentos (PEM), ao registo de utentes e dos respetivos tratamentos e conseguir a implementação plena do SI.VIDA. “O Governo vai implementar este plano (PD-SIS) e o sistema de saúde dará um salto qualitativo”, sublinha o governante.

Temas

| |

Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Teixeira

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
id Phasellus risus dictum Aenean ipsum dolor.
Voltar para o topo.