Notícias

“É preciso inovar a partir do património existente”

22 Outubro, 2012

“Austeridade”, “rigor financeiro” e “mudança estrutural” são as exigências do Ministério da Saúde em matéria de Sistemas de Informação da Saúde. A mensagem foi levada até à reunião de trabalho promovida pela SPMS, EPE no dia 28, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelo Secretário de Estado da Saúde.

Manuel Teixeira sublinhou a necessidade e a importância da reestruturação e reorganização dos sistemas de informação na saúde, um dos vetores que irá contribuir para a poupança desejada para o sector pelo Governo. Por isso “é preciso inovar a partir do património existente”, garante Manuel Teixeira.

Segundo o governante essa inovação esperada expressa-se através de duas novidades introduzidas no discurso e na operacionalização dos sistemas pelo Ministério da Saúde. São elas a PDS – Plataforma de Dados da Saúde e a aposta nas aplicações “open source”. Numa área onde, para Manuel Teixeira, se “concentra a inteligência”, como é o caso dos sistemas de informação, espera-se que o sector tenha um papel de relevância na combinação da mudança estrutural com o rigor financeiro.

Como desafio, os técnicos terão que dar resposta à inclusão das orientações clínicas na Prescrição Electrónica de Medicamentos (PEM), ao registo de utentes e dos respetivos tratamentos e conseguir a implementação plena do SI.VIDA. “O Governo vai implementar este plano (PD-SIS) e o sistema de saúde dará um salto qualitativo”, sublinha o governante.

Temas

| |

Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Teixeira

SPMS assegura novos serviços de saúde transfronteiriços

20 Setembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.  Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os […]

OMS debate saúde digital com participação da SPMS

6 Setembro, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto. Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na […]

Voltar
Voltar para o topo.