Notícias

“É preciso inovar a partir do património existente”

22 Outubro, 2012

“Austeridade”, “rigor financeiro” e “mudança estrutural” são as exigências do Ministério da Saúde em matéria de Sistemas de Informação da Saúde. A mensagem foi levada até à reunião de trabalho promovida pela SPMS, EPE no dia 28, na FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, pelo Secretário de Estado da Saúde.

Manuel Teixeira sublinhou a necessidade e a importância da reestruturação e reorganização dos sistemas de informação na saúde, um dos vetores que irá contribuir para a poupança desejada para o sector pelo Governo. Por isso “é preciso inovar a partir do património existente”, garante Manuel Teixeira.

Segundo o governante essa inovação esperada expressa-se através de duas novidades introduzidas no discurso e na operacionalização dos sistemas pelo Ministério da Saúde. São elas a PDS – Plataforma de Dados da Saúde e a aposta nas aplicações “open source”. Numa área onde, para Manuel Teixeira, se “concentra a inteligência”, como é o caso dos sistemas de informação, espera-se que o sector tenha um papel de relevância na combinação da mudança estrutural com o rigor financeiro.

Como desafio, os técnicos terão que dar resposta à inclusão das orientações clínicas na Prescrição Electrónica de Medicamentos (PEM), ao registo de utentes e dos respetivos tratamentos e conseguir a implementação plena do SI.VIDA. “O Governo vai implementar este plano (PD-SIS) e o sistema de saúde dará um salto qualitativo”, sublinha o governante.

Temas

| |

Secretário de Estado da Saúde Dr. Manuel Teixeira

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.