Notícias

CA assinalou primeiro ano de mandato

12 Setembro, 2012

O atual conselho de administração (CA) da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE cumpriu, no passado dia 16 de agosto, o primeiro dos três anos de mandato à frente da empresa. Como entidade pública empresarial sob a tutela do Ministério da Saúde, a administração da SPMS foi nomeada em Conselho de Ministros, através da Resolução nº 15/2011 de 11 de agosto de 2011.

O CA é composto por Raul Mascarenhas, presidente, e por Carla Reis Santos e Sara Duarte, vogais da administração. Durante este primeiro ano de mandato, a SPMS viu as suas atribuições alargadas à área das TIC—Tecnologias de Comunicação e Informação, tendo como missão centralizar a gestão do funcionamento dos sistemas de informação utilizados no SNS, assim como o desenvolvimento de novas aplicações.

A título de exemplo, cabe à SPMS o upgrade de programas como o SAPE, SAM ou Sonho ou o desenvolvimento da PDS—Plataforma de Dados da Saúde. Na área da Central de Compras, a SPMS também tem conseguido cumprir o objetivo a que se propôs. No primeiro balanço da atividade do Catálogo de Aprovisionamento Público de Saúde durante o primeiro semestre do ano, a redução do volume de compras de medicamentos, dispositivos médicos, serviços e gases medicinais é estimada em 15 milhões de euros.

No editorial publicado na newsletter de setembro, Raul Mascarenhas sublinha o objetivo conquistado de “melhor servir o SNS como instrumento de racionalização, de inovação e de eficiência”. Quanto ao futuro, o presidente da SPMS prevê ainda muitos desafios aliciantes em diversas áreas e apela à “criatividade, esforço, persistência e dedicação” de todos.  

logo_SPMS_2012
Voltar
Voltar para o topo.