Notícias

Nova versão SAPE dá acesso à PDS

8 Agosto, 2012

O SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem) tem nova versão, que permite aos profissionais de saúde aceder diretamente ao Portal do Profissional (que integra a Plataforma de Dados da Saúde). Uma vez que é prioridade do Ministério da Saúde permitir que todos os profissionais, médicos e enfermeiros, possam prestar em igualdade de circunstâncias os cuidados necessários à saúde do utente, é necessário que as instituições de cuidados de saúde procedam à instalação da versão 4.0 do SAPE, de forma a disponibilizar esse acesso.

A PDS é uma plataforma electrónica criada com o objetivo de facilitar a partilha de informação do utente entre os profissionais de saúde, independentemente do local onde esta foi registada. A plataforma integra o Portal do Utente e o Portal do Profissional. Nesta fase de lançamento, o portal destinado aos profissionais do SNS permite o acesso, caso o utente autorize, à informação clínica registada em todas as instituições que prestaram cuidados de saúde ao cidadão em causa. No futuro o Portal do Profissional irá disponibilizar o “Resumo Clínico do Utente” e a “Timeline” (que inclui informação específica sobre cada episódio registado no portal).

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE está a desenvolver a atualização do SAPE em diversas instituições do SNS, tornando-se urgente que as que ainda não o tenham solicitado o façam o mais rápido possível.

Para instalar a versão 4.0 do SAPE os interessados deverão contactar os serviços da SPMS.

Temas

| |

Imagem da aplicação SAPE

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.