Notícias

Nova versão SAPE dá acesso à PDS

8 Agosto, 2012

O SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem) tem nova versão, que permite aos profissionais de saúde aceder diretamente ao Portal do Profissional (que integra a Plataforma de Dados da Saúde). Uma vez que é prioridade do Ministério da Saúde permitir que todos os profissionais, médicos e enfermeiros, possam prestar em igualdade de circunstâncias os cuidados necessários à saúde do utente, é necessário que as instituições de cuidados de saúde procedam à instalação da versão 4.0 do SAPE, de forma a disponibilizar esse acesso.

A PDS é uma plataforma electrónica criada com o objetivo de facilitar a partilha de informação do utente entre os profissionais de saúde, independentemente do local onde esta foi registada. A plataforma integra o Portal do Utente e o Portal do Profissional. Nesta fase de lançamento, o portal destinado aos profissionais do SNS permite o acesso, caso o utente autorize, à informação clínica registada em todas as instituições que prestaram cuidados de saúde ao cidadão em causa. No futuro o Portal do Profissional irá disponibilizar o “Resumo Clínico do Utente” e a “Timeline” (que inclui informação específica sobre cada episódio registado no portal).

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE está a desenvolver a atualização do SAPE em diversas instituições do SNS, tornando-se urgente que as que ainda não o tenham solicitado o façam o mais rápido possível.

Para instalar a versão 4.0 do SAPE os interessados deverão contactar os serviços da SPMS.

Temas

| |

Imagem da aplicação SAPE

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
ut ut eleifend sit diam suscipit
Voltar para o topo.