Notícias

Nova versão SAPE dá acesso à PDS

8 Agosto, 2012

O SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem) tem nova versão, que permite aos profissionais de saúde aceder diretamente ao Portal do Profissional (que integra a Plataforma de Dados da Saúde). Uma vez que é prioridade do Ministério da Saúde permitir que todos os profissionais, médicos e enfermeiros, possam prestar em igualdade de circunstâncias os cuidados necessários à saúde do utente, é necessário que as instituições de cuidados de saúde procedam à instalação da versão 4.0 do SAPE, de forma a disponibilizar esse acesso.

A PDS é uma plataforma electrónica criada com o objetivo de facilitar a partilha de informação do utente entre os profissionais de saúde, independentemente do local onde esta foi registada. A plataforma integra o Portal do Utente e o Portal do Profissional. Nesta fase de lançamento, o portal destinado aos profissionais do SNS permite o acesso, caso o utente autorize, à informação clínica registada em todas as instituições que prestaram cuidados de saúde ao cidadão em causa. No futuro o Portal do Profissional irá disponibilizar o “Resumo Clínico do Utente” e a “Timeline” (que inclui informação específica sobre cada episódio registado no portal).

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE está a desenvolver a atualização do SAPE em diversas instituições do SNS, tornando-se urgente que as que ainda não o tenham solicitado o façam o mais rápido possível.

Para instalar a versão 4.0 do SAPE os interessados deverão contactar os serviços da SPMS.

Temas

| |

Imagem da aplicação SAPE

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
libero venenatis elit. sem, ultricies efficitur. commodo eget consectetur
Voltar para o topo.