Notícias

Portal do Profissional estende-se até ao Alentejo

18 Julho, 2012

O Portal do Profissional começou a funcionar esta semana na ARS do Alentejo. O facto foi assinalado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, presente esta quarta-feira (dia 18) numa sessão sobre telemedicina realizada em Évora. O portal irá ligar as duas Unidades Locais de Saúde do Norte e Baixo Alentejo, bem como os hospitais de Évora e do litoral alentejano e todas as unidades de cuidados de saúde primários.

O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional teve apresentação oficial a 6 de julho no Porto, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde. O serviço permite a consulta do histórico electrónico das instituições do SNS onde o utente tenha sido atendido, assim como o histórico do seu receituário, tratamentos realizados em viaturas do INEM e a dados sobre a sua saúde oral. Inicialmente o portal esteve apenas disponível na ARS Norte e durante os primeiros 10 dias de funcionamento contabilizou acessos entre mais de 150 instituições distintas. Esses acessos foram realizados na sua grande maioria por médicos em ambiente de consulta, internamento e urgência.

O Portal do Profissional permite ainda que os médicos, enfermeiros possam consultar a informação introduzida pelo próprio utente no Portal do Utente, como por exemplo os seus contactos em caso de emergência. O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional é a segunda ferramenta a ser disponibilizada nos últimos dois meses no âmbito da PDS – Plataforma dos Dados da Saúde, um sistema central de partilha de informação clínica desenvolvida pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O Portal do Utente, o primeiro serviço disponibilizado a 31 de maio, dirigido aos cidadãos, permite que os utilizadores registem online os seus dados, contactos e hábitos, tendo o utente a possibilidade de gerir o acesso pelos profissionais de saúde à sua informação através da Plataforma. O Portal do Utente está acessível em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal. O portal dá também acesso aos serviços de eAgenda, para marcação de consultas online e pedidos de receituário crónico, e ao eSIGIC destinado à confirmação de cirurgias.

Temas

|

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.