Notícias

Plataforma de Dados da Saúde consegue bons resultados em Berna

6 Junho, 2012

Portugal obteve resultados positivos no Connectathon, evento anual de interoperabilidade em sistemas de informação para a saúde, que decorreu em Berna (Suíça) entre 21 e 25 de maio, organizado pelo IHE (Integrating the Healthcare Enterprise). O conector nacional que permitirá ligar a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, conseguiu trocar informação (a partilha de informação não incluiu dados reais) com cinco países europeus presentes no evento, nomeadamente com a Turquia, Áustria, Estónia, Suíça e Itália.

O Connectathon realizou-se no âmbito do projeto europeu epSOS (Smart Open Services for European Patients) que tem como objetivo a concepção de uma plataforma de serviços que permita a viabilidade e interoperabilidade entre os registos de saúde electrónicos de diferentes países. Prevê-se que no futuro seja possível a qualquer cidadão que necessite de cuidados de saúde, e que se encontre fora do seu país, autorizar que o profissional que o está a tratar possa consultar a sua ficha clínica na região origem.

Portugal participa neste empreendimento com a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, um projeto sob a responsabilidade da ACSS (Administração Central dos Sistemas de Saúde), como autoridade nacional, e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, responsável pela sua implementação. Prevê-se que a partilha de dados através da PDS, por intermédio do projeto epSOS, entre em fase piloto em janeiro de 2013.

A participação portuguesa no encontro da Suíça teve como objetivo atestar a capacidade da PDS em comunicar com outros países, como emissora ou receptora de informação, garantindo ao longo do percurso os diferentes standards e perfis de operabilidade, confidencialidade e auditoria, estipulados pelos diferentes organismos tais como o IHE. A plataforma portuguesa, ainda em desenvolvimento, será alvo de diversos testes e refinamento tecnológico durante 2012.

Este ano também serão realizadas diversas iniciativas e campanhas de informação e promoção sobre a PDS, com o objetivo de formar e informar os utentes e profissionais sobre os benefícios que a futura plataforma terá na melhoria de qualidade dos cuidados de saúde prestados Atualmente a projeto epSOS integra 47 beneficiários de 23 países europeus (e.g. ministérios da saúde, centros de competência e equipas de gestão de projeto).

Mais informação sobre o epSOS em www.epsos.eu;
Mais informação sobre IHE-Europe Connectathon 2012 em http://cat2012.org/; 
Resultados dos testes

Temas

| |

SPMS na Suiça em encontro epSOS

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) “tem de ser muito bem utilizado” para permitir o “salto tecnológico” do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto. O diretor executivo do SNS acredita que “a SPMS está a fazer esse […]

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.