Notícias

Esclarecimento sobre concurso para contratação de serviços médicos

7 Junho, 2012

Esclarecimento da SPMS sobre concurso para contratação de serviços médicos

Tendo sido amplamente questionado pela Comunicação Social sobre o concurso para a contratação de serviços médicos, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, esclarece que procedeu ao lançamento de um Concurso Público para a celebração de contratos de aprovisionamento público com vista à prestação de serviços médicos às instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito das suas competências.

O presente concurso não representa nem configura qualquer alteração aos procedimentos já instituídos pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde há vários anos, e mais generalizado desde 2006. Apenas pretende organizar de forma central o processo de contratação destes prestadores sempre que as instituições tenham necessidades e que não possam satisfazer mediante a realização de contratos de trabalho ao abrigo das carreiras médicas em vigor. Tais casos decorrem essencialmente de situações em que as instituições não disponham de recursos ou não os possam obter no imediato.

Para este efeito a SPMS passou a assumir a organização a nível central da seleção das empresas prestadoras de serviços médicos, de acordo com as necessidades indicadas pelas diferentes unidades de saúde. O valor de horas de trabalho médico a contratar foi definido tendo sido utilizado como referencial o valor de horas contratado nestes moldes pelo total das instituições em 2011 e constitui o volume máximo possível.

Este procedimento permitirá introduzir mais transparência e equidade na aquisição de serviços médicos corrigindo situações de grande disparidade existentes no passado. Este processo permitirá habilitar as diferentes unidades de saúde com um instrumento ao qual podem recorrer com vista à resolução de situações de carência e que exijam uma resposta mais imediata.  

O Conselho de Administração da SPMS, 06 de junho de 2012

Temas

|

logo_SPMS_2012

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
mattis commodo Phasellus pulvinar diam neque. ante. tempus quis, Curabitur
Voltar para o topo.