Notícias

Esclarecimento sobre concurso para contratação de serviços médicos

7 Junho, 2012

Esclarecimento da SPMS sobre concurso para contratação de serviços médicos

Tendo sido amplamente questionado pela Comunicação Social sobre o concurso para a contratação de serviços médicos, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, esclarece que procedeu ao lançamento de um Concurso Público para a celebração de contratos de aprovisionamento público com vista à prestação de serviços médicos às instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito das suas competências.

O presente concurso não representa nem configura qualquer alteração aos procedimentos já instituídos pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde há vários anos, e mais generalizado desde 2006. Apenas pretende organizar de forma central o processo de contratação destes prestadores sempre que as instituições tenham necessidades e que não possam satisfazer mediante a realização de contratos de trabalho ao abrigo das carreiras médicas em vigor. Tais casos decorrem essencialmente de situações em que as instituições não disponham de recursos ou não os possam obter no imediato.

Para este efeito a SPMS passou a assumir a organização a nível central da seleção das empresas prestadoras de serviços médicos, de acordo com as necessidades indicadas pelas diferentes unidades de saúde. O valor de horas de trabalho médico a contratar foi definido tendo sido utilizado como referencial o valor de horas contratado nestes moldes pelo total das instituições em 2011 e constitui o volume máximo possível.

Este procedimento permitirá introduzir mais transparência e equidade na aquisição de serviços médicos corrigindo situações de grande disparidade existentes no passado. Este processo permitirá habilitar as diferentes unidades de saúde com um instrumento ao qual podem recorrer com vista à resolução de situações de carência e que exijam uma resposta mais imediata.  

O Conselho de Administração da SPMS, 06 de junho de 2012

Temas

|

logo_SPMS_2012

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.