Notícias

Esclarecimento sobre concurso para contratação de serviços médicos

7 Junho, 2012

Esclarecimento da SPMS sobre concurso para contratação de serviços médicos

Tendo sido amplamente questionado pela Comunicação Social sobre o concurso para a contratação de serviços médicos, a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, esclarece que procedeu ao lançamento de um Concurso Público para a celebração de contratos de aprovisionamento público com vista à prestação de serviços médicos às instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no âmbito das suas competências.

O presente concurso não representa nem configura qualquer alteração aos procedimentos já instituídos pelas unidades prestadoras de cuidados de saúde há vários anos, e mais generalizado desde 2006. Apenas pretende organizar de forma central o processo de contratação destes prestadores sempre que as instituições tenham necessidades e que não possam satisfazer mediante a realização de contratos de trabalho ao abrigo das carreiras médicas em vigor. Tais casos decorrem essencialmente de situações em que as instituições não disponham de recursos ou não os possam obter no imediato.

Para este efeito a SPMS passou a assumir a organização a nível central da seleção das empresas prestadoras de serviços médicos, de acordo com as necessidades indicadas pelas diferentes unidades de saúde. O valor de horas de trabalho médico a contratar foi definido tendo sido utilizado como referencial o valor de horas contratado nestes moldes pelo total das instituições em 2011 e constitui o volume máximo possível.

Este procedimento permitirá introduzir mais transparência e equidade na aquisição de serviços médicos corrigindo situações de grande disparidade existentes no passado. Este processo permitirá habilitar as diferentes unidades de saúde com um instrumento ao qual podem recorrer com vista à resolução de situações de carência e que exijam uma resposta mais imediata.  

O Conselho de Administração da SPMS, 06 de junho de 2012

logo_SPMS_2012

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.