Notícias

SPMS vai relançar eAgenda

15 Maio, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE prepara-se para relançar o serviço eAGENDA, contando para o efeito com a colaboração das administrações regionais de saúde (ARS’s). O reforço do sistema online dedicado à marcação eletrónica de consultas e ao pedido de receituário crónico, disponível desde 2010, está ainda longe dos resultados esperados – não chegam a 200 mil os utentes já inscritos para aceder ao serviço. O eAGENDA vai ser alvo de melhoramentos devido ao facto de algumas unidades de saúde de cuidados primários não estarem ainda a disponibilizar a totalidade dos serviços.  

Exemplo da brochura eAgenda

Inserido na nova política do Ministério da Saúde, que prevê a criação da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), projeto já a ser desenvolvido pela CIC – Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS, o relançamento do eAGENDA surge como complemento ao lançamento do Portal do Utente (que integra a PDS) previsto para breve. O serviço de marcação de consultas online é já acessível através do Portal da Saúde (www.portaldasaude.pt) e passará a ser disponibilizado também no futuro Portal do Utente.

A utilidade do eAGENDA é notória pelas possibilidades previstas pelo sistema. Assim vai ser possível aos utentes registados agendar uma consulta para o Médico de Família (MdF). O sistema permite ainda que os utentes sem MdF marquem uma consulta no serviço de Reforço/Recurso. Será ainda possível agendar consultas em “Saúde para Adultos por Iniciativa do Utente”, “Planeamento Familiar”, “Saúde Infantil” e “Saúde Materna”. O eAGENDA prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online. Para os doentes que necessitem de medicação prolongada, o eAGENDA permite pedir a renovação de receituário.

A campanha de relançamento do eAGENDA passará pela disponibilização nos centros de saúde, em breve, de material informativo, com explicação detalhada para o utente e para as unidades de saúde sobre o funcionamento do eAGENDA.

Temas

Logotipo da eAgenda

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
ante. diam vel, massa et, dapibus
Voltar para o topo.