Notícias

SPMS vai relançar eAgenda

15 Maio, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE prepara-se para relançar o serviço eAGENDA, contando para o efeito com a colaboração das administrações regionais de saúde (ARS’s). O reforço do sistema online dedicado à marcação eletrónica de consultas e ao pedido de receituário crónico, disponível desde 2010, está ainda longe dos resultados esperados – não chegam a 200 mil os utentes já inscritos para aceder ao serviço. O eAGENDA vai ser alvo de melhoramentos devido ao facto de algumas unidades de saúde de cuidados primários não estarem ainda a disponibilizar a totalidade dos serviços.  

Exemplo da brochura eAgenda

Inserido na nova política do Ministério da Saúde, que prevê a criação da Plataforma de Dados da Saúde (PDS), projeto já a ser desenvolvido pela CIC – Comissão para Informatização Clínica e pela SPMS, o relançamento do eAGENDA surge como complemento ao lançamento do Portal do Utente (que integra a PDS) previsto para breve. O serviço de marcação de consultas online é já acessível através do Portal da Saúde (www.portaldasaude.pt) e passará a ser disponibilizado também no futuro Portal do Utente.

A utilidade do eAGENDA é notória pelas possibilidades previstas pelo sistema. Assim vai ser possível aos utentes registados agendar uma consulta para o Médico de Família (MdF). O sistema permite ainda que os utentes sem MdF marquem uma consulta no serviço de Reforço/Recurso. Será ainda possível agendar consultas em “Saúde para Adultos por Iniciativa do Utente”, “Planeamento Familiar”, “Saúde Infantil” e “Saúde Materna”. O eAGENDA prevê que o utente possa, a qualquer momento, cancelar a consulta marcada no serviço online. Para os doentes que necessitem de medicação prolongada, o eAGENDA permite pedir a renovação de receituário.

A campanha de relançamento do eAGENDA passará pela disponibilização nos centros de saúde, em breve, de material informativo, com explicação detalhada para o utente e para as unidades de saúde sobre o funcionamento do eAGENDA.

Temas

Logotipo da eAgenda

Primeira reunião da SPMS como vice-presidente da Global Digital Health Partnership

21 Junho, 2024

Portugal, representado pela SPMS, é vice-presidente da Global Digital Health Partnership (GDHP), a mais destacada organização intergovernamental da área da saúde digital, desde finais de 2023. Foi como vice-presidente que a SPMS participou na 13.ª edição da GDHP, que decorreu em Viena, na Áustria, nos dias 18 a 20 de junho. Cátia Pinto, gestora do Núcleo […]

SPMS recebe prémio internacional para melhor campanha de marketing

13 Junho, 2024

“Foi com grande satisfação que vimos este reconhecimento internacional, que é um incentivo a continuar o trabalho em prol do aumento da literacia em saúde dos cidadãos, com verdade, autenticidade e proximidade”, realçou Sandra Cardoso, diretora de Comunicação e Relações Públicas da SPMS, ao receber o prémio pela Campanha “Ligue Antes, Salve Vidas”, ontem, 12 […]

Voltar
Voltar para o topo.