Notícias

Informação Locais de Prescrição Ativos

3 Abril, 2012

As entidades utilizadoras de software certificado (EUsw) que prescrevem medicamentos (PEM) ou requisitam meios complementares de diagnóstico e terapêutica (REM), no âmbito de acordo previamente celebrado com o SNS/ARS, possuem identificação própria e individualizada, que se consubstancia num código de Local de Prescrição (LP) atribuído pela respetiva ARS. A celebração dos acordos mencionados, com os Postos de Empresa ou IPSS, confere aos respetivos utentes o direito à comparticipação nas requisições de MCDT. Para o efeito as ARS têm vindo a disponibilizar os necessários impressos do SNS e as vinhetas.

Quando da solicitação de códigos à ACSS, no âmbito da PEM / REM, no caso de uma entidade utilizadora já possuir um código LP, atribuído pela ARS ou pela ACSS, deverá identificá-lo no requerimento IMP-013 uma vez que são também necessários para validação da comparticipação de MCDT. Os códigos atribuídos pela ACSS garantem apenas a comparticipação de medicamentos. Neste contexto, a entidade responsável pelo desenvolvimento do software (ERDsw) deve garantir a disponibilização destes códigos pela EUsw, quando do preenchimento dos ficheiros, com base na informação que deve constar no requerimento (IMP-013). De contrário, serão gerados novos códigos pela ACSS, originando a duplicação da identificação do Local de Prescrição. Acresce que tais códigos não são reconhecidos pelas ARS, ficando os respetivos utentes privados da comparticipação do Estado/SNS nos exames, tratamentos ou consultas de especialidade.

O impresso de MCDT do SNS apenas pode ser utilizado em entidades autorizadas pelas ARS e que o uso abusivo configura potencialmente situações de fraude. No ficheiro “Locais_Prescricao_activos_20120330.xlsx” e “Locais_Prescricao_activos_20120330.pdf” encontram-se os locais ativos à data de 30 de março de 2012.

Locais_Prescricao_activos_20120330 (.xls)
Locais_Prescricao_activos_20120330 (.pdf)  

logo_SPMS_2012

Atendimento inovador com teleconsulta na ULS Arrábida

14 Janeiro, 2025

A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) do Pinhal Novo, integrada na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, arrancou com uma iniciativa inovadora de atendimento clínico, realizado em teleconsulta, através da plataforma Live, desenvolvida pela SPMS. Lançada no dia 5 de dezembro de 2024, esta iniciativa visa ampliar o acesso às consultas de […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.