Hospital de São João é pioneiro na Faturação FHS

21 Março, 2012

O Hospital de São João, situado no Porto, é a primeira entidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no país a utilizar a plataforma FHS – Faturação Hospitalar às Seguradoras. Esta plataforma Web, desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em parceria com a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, está a funcionar, ainda em fase piloto, desde 1 de Março.

O sistema serve como canal facilitador na identificação e relacionamento entre as partes envolvidas no processo de cobrança de despesas hospitalares resultantes de cuidados de saúde, decorrente de acidentes de viação, trabalho, escolar ou pessoal, e cuja responsabilidade financeira seja de uma companhia de seguros. A plataforma suporta o processo de comunicação entre entidades SNS e seguradoras, garantindo a correta identificação dos processos e dos contratos de seguro envolvidos, permitindo:

• Agilizar o apuramento de responsabilidade por parte da companhia de seguros (Fase de In-terpelação/Pré-validação).
  • Agilizar o processo de faturação/cobrança à seguradora (Fase de Validação/Faturação).

A adesão das seguradoras à plataforma é significativa, com 18 companhias de seguros representadas. Está prevista, a curto prazo, a adesão de outras entidades SNS a este projeto piloto.

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

ipsum non amet, ut Curabitur luctus