Notícias

Hospital de São João é pioneiro na Faturação FHS

21 Março, 2012

O Hospital de São João, situado no Porto, é a primeira entidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no país a utilizar a plataforma FHS – Faturação Hospitalar às Seguradoras. Esta plataforma Web, desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em parceria com a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, está a funcionar, ainda em fase piloto, desde 1 de Março.

O sistema serve como canal facilitador na identificação e relacionamento entre as partes envolvidas no processo de cobrança de despesas hospitalares resultantes de cuidados de saúde, decorrente de acidentes de viação, trabalho, escolar ou pessoal, e cuja responsabilidade financeira seja de uma companhia de seguros. A plataforma suporta o processo de comunicação entre entidades SNS e seguradoras, garantindo a correta identificação dos processos e dos contratos de seguro envolvidos, permitindo:

  • Agilizar o apuramento de responsabilidade por parte da companhia de seguros (Fase de In-terpelação/Pré-validação).
  • Agilizar o processo de faturação/cobrança à seguradora (Fase de Validação/Faturação).

A adesão das seguradoras à plataforma é significativa, com 18 companhias de seguros representadas. Está prevista, a curto prazo, a adesão de outras entidades SNS a este projeto piloto.

Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.