O Hospital de São João, situado no Porto, é a primeira entidade do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no país a utilizar a plataforma FHS – Faturação Hospitalar às Seguradoras. Esta plataforma Web, desenvolvida pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em parceria com a APS – Associação Portuguesa de Seguradores, está a funcionar, ainda em fase piloto, desde 1 de Março.
O sistema serve como canal facilitador na identificação e relacionamento entre as partes envolvidas no processo de cobrança de despesas hospitalares resultantes de cuidados de saúde, decorrente de acidentes de viação, trabalho, escolar ou pessoal, e cuja responsabilidade financeira seja de uma companhia de seguros. A plataforma suporta o processo de comunicação entre entidades SNS e seguradoras, garantindo a correta identificação dos processos e dos contratos de seguro envolvidos, permitindo:
- Agilizar o apuramento de responsabilidade por parte da companhia de seguros (Fase de In-terpelação/Pré-validação).
- Agilizar o processo de faturação/cobrança à seguradora (Fase de Validação/Faturação).
A adesão das seguradoras à plataforma é significativa, com 18 companhias de seguros representadas. Está prevista, a curto prazo, a adesão de outras entidades SNS a este projeto piloto.
