Notícias

SPMS com novas competências no domínio dos sistemas de informação

1 Janeiro, 2012

A SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. é, desde de meados de Novembro de 2011, responsável pela implementação e gestão dos sistemas integrados de informação no sector da saúde.

A nova competência, detida anteriormente pela Administração Central de Sistemas de Saúde, I. P., foi atribuída pelo actual executivo através do Decreto-Lei nº 108/2011 de 17 de Novembro – “A SPMS (…) passa a ser a entidade responsável pelo desenvolvimento, manutenção e operação de vários sistemas integrados de informação na área do sector da saúde”.

Na prática, caberá à SPMS, E.P.E. negociar, adquirir e implementar a uniformização dos sistemas informáticos sobretudo para os hospitais, de forma a conseguir maior rentabilidade, eficácia e proveitos financeiros para o Estado e cumprindo o objectivo assumido no referido diploma – “(…) Constitui compromisso do Governo, para a legislatura, assegurar uma política de investimento em sistemas de informação, com vista à optimização dos processos de recolha de dados existentes de modo a produzir informação útil para a gestão e à melhoria das condições de acesso dos cidadãos ao sistema de saúde” (DL 108/2011).

logo_SPMS_2012

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.