
A SPMS lançou, recentemente, novas versões dos portais Tempos de Espera e Transparência, com o objetivo de reforçar o acesso de cidadãos e profissionais de saúde a informação relevante, atualizada e de forma mais simples.
O Portal Tempos Médios de Espera disponibiliza ao cidadão, num único local, informação sobre os tempos de espera em serviços de urgência e o tempo de resposta para consultas e cirurgias programadas, por instituição.
As atualizações implementadas no Portal da Transparência, por sua vez, agilizam o acesso e tornam a pesquisa mais dinâmica, eficiente e fácil. Alarga-se ainda a informação disponível, passando a incluir, por exemplo, a emissão de autodeclarações de doença.
O novo portal de Tempos de Espera é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada para melhorar a qualidade do atendimento, tornar o sistema mais eficiente e apoiar a tomada de decisão com base em dados reais. A atualização tecnológica vai ao encontro das necessidades reportadas por cidadãos, profissionais de saúde e instituições, quer ao nível da transparência, quer no poder de decisão do utente.
Agora, o utente pode, por exemplo, visualizar as urgências dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e escolher a mais próxima ou aquela que está, naquele momento, com menor tempo de espera ou com menos utentes a aguardar observação.
Das melhorias implementadas, destacamos:
- Acesso rápido e transparente – Informação sobre os tempos de espera nas urgências – atualizada de 10 em 10 minutos, integrando dados de urgências com SClínico e sem SClínico, sendo também possível consultar o tempo de resposta para consultas e cirurgias, informação que é atualizada diariamente;
- Interface intuitiva e responsiva – Design moderno e adaptável, acessível em diferentes dispositivos;
- Integração com as unidades de saúde – Assegura a extração automatizada de dados, tanto das urgências, como das consultas e cirurgias. Desta forma, não é necessária a intervenção humana no carregamento destes dados para o portal, garantindo a celeridade dos dados e a automatização de processos.
Este é o resultado de um trabalho conjunto entre a SPMS, a tutela, as Unidades Locais de Saúde e a Direção Executiva do SNS.
A médio prazo, pretende-se também implementar mais vantagens para os profissionais de saúde e gestores hospitalares, contribuindo para uma distribuição mais eficiente dos utentes nas unidades de saúde.
Por seu turno, o novo Portal da Transparência traz uma imagem mais moderna, aliada a uma interface mais intuitiva e a uma navegação mais simples, com ferramentas que tornam a pesquisa mais fácil e rápida. O portal disponibiliza conteúdos organizados e dados atualizados e detalhados, proporcionando agora uma experiência mais simples e eficiente.
Ambos os portais representam um salto tecnológico e a evolução dos sistemas de informação na saúde, contribuindo para melhorar a qualidade, a acessibilidade e transparência nos serviços de saúde.