Notícias

SPMS participa na HIMSS25 – Conferência e Exposição Global de Saúde

13 Junho, 2025

A SPMS participou na HIMSS25 European Health Conference & Exhibition, uma das conferências mais relevantes para a comunidade global da saúde digital, que decorreu em Paris, entre os dias 10 e 12 de junho.

A Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) é uma organização internacional que visa promover a transformação do ecossistema de saúde através das tecnologias de informação. A HIMSS25 constitui-se como uma plataforma para fomentar a comunicação, interação e debate sobre os desafios emergentes relacionados com a saúde digital, contando com o apoio de governos e organizações de saúde da Europa.

A SPMS é a entidade que representa Portugal no âmbito do Digital Health Advisory Group for Europe (DHAGE), grupo estratégico que reúne líderes de organizações internacionais para discutir estratégias sobre saúde digital. Luís Ferreira e Nuno Costa, vogais executivos da SPMS, e Cátia Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais, participaram na 7.ª reunião de Alto Nível do DHAGE, que integrou a HIMSS25.

Dedicada ao tema “Securing Tomorrow: Cyber Resilience and AI Innovation in European Healthcare”, a reunião anual do DHAGE foi organizada pela HIMSS, pelo Ministério dos Assuntos Sociais e da Saúde da Finlândia, e pela SPMS, com o objetivo de promover a colaboração entre países e organizações internacionais na definição de políticas de saúde digital.

A edição de 2025 centrou-se na integração da inteligência artificial (IA) nos sistemas de saúde e no reforço da resiliência cibernética, áreas fundamentais para garantir a continuidade, segurança e qualidade dos cuidados de saúde na Europa. O debate permitiu criar um ambiente propício à reflexão e ao desenvolvimento de novas abordagens para a transformação da saúde, através de uma melhor utilização das tecnologias de informação.

Durante as discussões, foram abordadas medidas para proteger infraestruturas críticas contra ameaças digitais, assegurar o cumprimento de requisitos regulatórios e proteger os dados dos pacientes. Paralelamente, foi analisado o potencial da IA para inovar os modelos de cuidados de saúde e a necessidade de um quadro europeu harmonizado que incentive a adoção segura e eficaz dessas tecnologias.

Os principais resultados da reunião foram apresentados numa sessão pública, realizada no dia 11 de junho, e serão incluídos no relatório final de políticas do DHAGE, de modo a reunir as principais recomendações do grupo.

Dada a sua posição de liderança na área de saúde digital, a participação da SPMS nesta conferência foi uma oportunidade para promover os avanços em tecnologias da informação, visando a melhoria do sistema de saúde europeu.

“Dados + Perto” aproximam ULS de Coimbra e soluções digitais da SPMS

24 Outubro, 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra acolheu a iniciativa “Dados + Perto”, promovida pela SPMS, no dia 21 de outubro. Dirigida a profissionais de saúde, teve como principal objetivo reforçar a proximidade e o conhecimento sobre as soluções de Business Intelligence (BI) oferecidas pela SPMS, nomeadamente BI Hospitalar, BI RSE SIGA e o […]

SPMS contribui para carteira de identidade digital europeia (EUDI Wallet)

22 Outubro, 2025

A SPMS colaborou ativamente na ação europeia POTENTIAL, que terminou após dois anos de trabalho dedicados à criação e teste da carteira de identidade digital europeia – European Digital Identity Wallet (EUDI Wallet). A ação contou com a participação da ARTE – Agência para a Reforma Tecnológica do Estado, como parceiro e ponto de contacto nacional, […]

Comitiva da República Dominicana visita SPMS

17 Outubro, 2025

A SPMS recebeu, nas suas instalações em Lisboa, uma comitiva de líderes de saúde da República Dominicana, no âmbito da iniciativa “Study Visit of the Dominican Republic Health Delegation – Driving Change in Healthcare through Digital Health”. Organizada em parceria com a AESE Business School, a visita realizou-se ontem, dia 16 de outubro. O diretor […]

Voltar
Voltar para o topo.