Notícias

SPMS participa na ação conjunta eCAN Plus para a transformação digital dos cuidados oncológicos

6 Junho, 2025

No âmbito do compromisso europeu para a melhoria do diagnóstico e tratamento do cancro, a SPMS participou na reunião que marcou o início oficial da ação conjunta eCAN Plus, que decorreu a 5 de junho.

Inserida no Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, a ação conjunta eCAN Plus visa potenciar as capacidades digitais dos centros oncológicos na União Europeia (UE), de forma a promover a colaboração internacional para a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do cancro.

Entre as principais iniciativas estão a implementação de um programa de formação para o desenvolvimento de competências digitais – incluindo telemedicina, telemonitorização e ferramentas de telessaúde – dirigido a profissionais de saúde, doentes e cidadãos.

Nesta ação conjunta, Portugal é representado pela SPMS e o Centro de Oncologia dos Açores, o IPATIMUP e os Institutos Portugueses de Oncologia do Porto, Coimbra e Lisboa, permitindo reforçar a colaboração, quer a nível nacional, quer em toda a Europa.

Este esforço conjunto europeu visa harmonizar orientações e processos de decisão, apoiar medidas de prevenção e cuidados oncológicos, otimizando a utilização primária e secundária dos dados de saúde, reforçando, deste modo, o Serviço Nacional de Saúde.

O projeto irá promover a colaboração digital, dentro e entre centros de oncologia, bem como explorar o uso da telemedicina em diversos contextos clínicos, estabelecendo um quadro integrado para o acompanhamento remoto de doentes oncológicos em toda a Europa. Estabelece três estudos clínicos piloto, focados nas diversas áreas de acompanhamento de doentes oncológicos, de forma avaliar o impacto e os potenciais benefícios da introdução de ferramentas de telemedicina no apoio ao acompanhamento deste grupo de doentes.

Com o aumento esperado dos casos de cancro na Europa e as desigualdades no acesso a cuidados de qualidade, o eCAN Plus irá assentar nas bases implementadas pela primeira ação conjunta eCAN, com o objetivo de acelerar a transformação digital no contexto da oncologia, melhorar a interoperabilidade, o acesso e a troca de dados de saúde, em conformidade com os regulamentos europeus, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS).  

A ação eCAN Plus reforça o compromisso da SPMS com a transformação digital da saúde, impulsionando a criação de um ecossistema digital mais integrado, seguro e eficiente.

Esta iniciativa assegura a participação ativa de Portugal nas estratégias europeias de saúde digital, marcando um passo importante para garantir a excelência e equidade dos cuidados oncológicos em Portugal e na Europa. Contribui ainda para o avanço da transformação digital e para o fomento da inovação no setor da saúde.

Consulte: https://ecanja.eu/

Disclaimer: A ação eCAN Plus é cofinanciado pela União Europeia, EU4Health Program 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement (Acordo de Subvenção) Nº 101219434. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.


Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.