ponte vasco da gama

eCAN Plus

PT Cofinanciado pela União Europeia_POS

Duração

2T de 2025 a 2T de 2029

Consórcio

Coordenado pela Sciensano, Bélgica e constituído por 82 parceiros de 25 países (AT, BE, CY, CZ, DE, DK, EL, ES, ES, FR, HR, HU, IT, LT, LV, MD, ME, MT, NO, PL, PT, RO, SE, SI, UA).

Âmbito

O eCAN Plus (Enhancing the digital capabilities of cancer centres in the European Union to improve prevention and care​) visa melhorar as capacidades digitais nos cuidados oncológicos na UE, promovendo a formação, a colaboração digital e implementação da telemedicina. Esta ação conjunta também prevê a criação de um quadro seguro para a utilização de dados de saúde, assegurando benefícios concretos para doentes e profissionais. ​

Impacto nos Sistemas de Saúde Europeus

O cancro, sendo um dos maiores desafios atuais, representa um impacto significativo na sociedade, nos governos e nos sistemas de saúde. Esta ação irá fortalecer a cooperação entre as várias instituições nacionais que participam nesta ação, tal como ocorreu na ação conjunta eCAN que a precedeu, continuando a impulsionar o uso de ferramentas de telemedicina na área oncológica em Portugal. Complementarmente, esta ação irá permitir a identificação e a adaptação de boas práticas a nível europeu para o contexto nacional, além de fomentar uma maior cooperação entre a rede que opera na UE.​

A participação da SPMS

Na sequência da participação da SPMS na eCAN, esta ação conjunta poderá impactar várias áreas de negócio geridas pela SPMS, tais como o Centro Nacional de Telessaúde, A Minha Saúde @ UE, Registo Oncológico Nacional, entre outras, com impacto na área da Oncologia, como o Registo de Saúde Eletrónico e a Prescrição Eletrónica Médica. Deste modo, a participação da SPMS será importante para garantir a harmonização das decisões e orientações, bem como apoiar medidas de prevenção e cuidados na área da oncologia e para melhorar a utilização primária e secundária dos dados de saúde nesta área.

A ação eCAN Plus é cofinanciado pela União Europeia, EU4Health Program 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement (Acordo de Subvenção) Nº 101219434. No entanto, os pontos de vista e opiniões expressos são exclusivamente da responsabilidade do(s) autor(es) e não refletem necessariamente os da União Europeia ou da Agência Europeia de Execução para a Saúde e o Digital (European Health and Digital Executive Agency, HaDEA). Nem a União Europeia nem a HaDEA podem ser responsabilizados por esses pontos de vista ou opiniões.

The eCAN Plus action is co-funded by the European Union, EU4Health Program 2021-2027 under the Grant Agreement Nr 101219434. Views and opinions expressed are however those of the author(s) only and do not necessarily reflect those of the European Union or European Health and Digital Executive Agency (HaDEA). Neither the European Union nor the granting authority can be held responsible for them.

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.