A SPMS participou na conferência “MedTech Portugal: Perspetivar o Futuro”, que decorreu esta terça-feira, 13 de maio, no Centro de Congressos de Lisboa. Assinalou o kick off do congresso da MedTech Europe, que resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (APIFARMA) e a Associação Portuguesa das Empresas de Dispositivos Médicos (APORMED).
Em representação da SPMS, Bruno Trigo, diretor de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados, participou na mesa-redonda “Recolha e Gestão de Dados em Saúde”, moderada por Isabel Moiço. Na sua intervenção, Bruno Trigo destacou o papel estratégico da SPMS na transformação digital do Serviço Nacional de Saúde (SNS), nomeadamente na gestão e análise de dados como motor para a inovação e melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados aos cidadãos.

“O Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu) é a resposta nacional ao Espaço Europeu de Dados em Saúde (EEDS) para o uso primário de dados, e mesmo sabendo que ainda há caminho a percorrer para garantir a plena titularidade dos dados aos utentes, é seguro dizer que já existem dados que são disponibilizados aos utentes nos canais digitais do SNS 24. Continuamos a trabalhar para dar ao cidadão acesso e controlo sobre os seus dados”, sublinhou o diretor da SPMS.
A mesa-redonda contou ainda com as visões de Xavier Barreto, presidente daAssociação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Tamara Hussong Milagre, presidente da EVITA, Eduardo Nogueira Pinto, da PMLJ, André Cabral, da APORMED/Philips, e Pedro Branco, da APIFARMA/Menarini Diagnósticos.

A conferência reuniu um leque diversificado de perspetivas de stakeholders institucionais, administradores hospitalares públicos e privados e indústria dos dispositivos médicos, promovendo uma reflexão estratégica sobre o futuro da tecnologia médica em Portugal, num contexto cada vez mais marcado pela inovação e pela transformação digital.

O MedTech Forum 2025 realiza-se nos dias 14 e 15 de maio no Centro de Congressos de Lisboa. O evento reúne mais de mil congressistas, entre os quais líderes da indústria da tecnologia da saúde, diagnóstico in vitro e dispositivos médicos, investidores, profissionais da saúde e decisores do setor da saúde.
