Notícias

Reforço do SNS24

2 Outubro, 2020

Na conferência de imprensa de hoje relativa à atualização dos dados da Covid-19, o Secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes, referiu que o número de profissionais do Centro de Contacto SNS24 poderá vir a ser reforçado, passando de «1.350 para 2.000 durante ainda o outono», consoante a evolução da pandemia em Portugal. 

O governante informou que já está ativo, em fase experimental, um novo call center na Covilhã, e que será aberto «muito em breve mais um em Vila Nova de Gaia». Adicionalmente, serão reforçados os centros já existentes, o que vai permitir passar dos atuais 1.350 profissionais para os 2.000 durante o outono.

O Secretário de Estado sublinhou que a aposta no Centro de Contacto «não é de agora e nem apenas da pandemia», referindo, a título de exemplo, que o número de chamadas atendidas cresceu 39% em 2018, 24% em 2019 e 82% em 2020.

Diogo Serra Lopes afirmou que, apesar do valor de 2020 estar relacionado com a pandemia de Covid-19, o mesmo «só foi possível através de um investimento significativo em termos de reforço da capacidade».

Quanto à linha de apoio psicológico, o governante informou que foram atendidas, desde 1 de abril, 38.912 chamadas, 3.229 das quais feitas por profissionais de saúde. «A saúde mental já era uma prioridade deste governo e o contexto de pandemia veio apenas reforçar isso», afirmou Diogo Serra Lopes.

O Secretário de Estado referiu, ainda, que a linha de atendimento para cidadãos surdos realizou, desde 21 de abril, mais de 800 videochamadas, tornando o acesso ao SNS24 possível a estes cidadãos. «Tratava-se de um desejo antigo e não foi o contexto da pandemia que impediu de o realizar», sublinhou.

Temas

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

Linha SNS 24: Estudo sobre o impacto no acesso à prestação de cuidados de saúde

9 Abril, 2024

Durante a pandemia da COVID-19, a Linha SNS 24 deu resposta a um aumento significativo de chamadas e procura pelos serviços de triagem clínica e encaminhamento dos utentes para unidades de saúde adequadas. Neste contexto, a Entidade Reguladora da Saúde (ERS) realizou uma análise à eficiência dos encaminhamentos realizados e à articulação da Linha com […]

Voltar
Voltar para o topo.