Notícias

Linha de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 atende 369 mil chamadas em cinco anos

3 Abril, 2025

Lançado no dia 1 de abril de 2020, o serviço de aconselhamento psicológico do SNS 24 tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio emocional e psicológico em todo o país. Em cinco anos atendeu perto de 369 mil chamadas.

Desde o início de 2025, foram atendidas mais de 19 mil chamadas, uma taxa de crescimento de 6% face ao mesmo período do ano anterior.

Até agora, 2024 foi o ano com o maior número de chamadas atendidas, registando mais de 76 mil atendimentos.

Em 2022, este serviço passou também a estar disponível em inglês, garantindo resposta aos cidadãos não falantes de português. Já atendeu mais de 8.400 chamadas. Destas, mais de 1.700 chamadas foram atendidas no primeiro trimestre de 2025, representando uma taxa de crescimento de 327% face ao mesmo período do ano anterior.

O atendimento é realizado exclusivamente por psicólogos, que lidam com diversas questões, como sintomatologia associada à ansiedade, agravamento de psicopatologia prévia, e a gestão e adaptação em situação de crise.

Adicionalmente, sempre que o psicólogo identifica que existe perigo para o próprio utente ou para terceiros, a chamada é transferida para o INEM, que assegura o acionamento dos meios de socorro adequados – desde 15 de março de 2021 (apenas é possível obter dados detalhados a partir dessa data), ocorreram mais de 450 situações.

Por outro lado, o psicólogo pode também identificar a necessidade de encaminhamento para o serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento do SNS 24, se considerar que a situação não ficou resolvida com o aconselhamento psicológico ou caso o utente apresente outro tipo de sintomatologia.

Disponível todos os dias do ano, o serviço de Aconselhamento Psicológico do SNS 24 é uma resposta de proximidade em saúde mental para todos os portugueses e residentes no país que dele precisem.

Lançado através de um trabalho conjunto entre a SPMS e a Ordem dos Psicólogos Portugueses, tem sido um exemplo de cooperação, fornecendo uma resposta imediata às necessidades de acompanhamento psicológico da população.

Temas

|

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.