Notícias

Trabalho pioneiro de suporte à telemedicina transfronteiriça liderado pela SPMS

14 Março, 2025

A SPMS liderou um trabalho pioneiro que visa lançar as bases para a futura integração dos serviços da infraestrutura A Minha Saúde @ UE, no suporte à telemedicina transfronteiriça. Esta iniciativa permitirá aos profissionais de saúde acederem a dados essenciais dos seus pacientes, facilitando, por exemplo, teleconsultas, nas quais o utente e o profissional se encontrem em diferentes países da União Europeia (UE).

Com acesso seguro e eficiente às informações médicas necessárias, este trabalho irá contribuir para a garantia da continuidade dos cuidados, promovendo uma abordagem integrada e eficaz na prestação de serviços médicos transfronteiriços.

Atualmente, esta infraestrutura europeia permite a partilha do resumo de saúde e de prescrições/dispensas eletrónicas. Será ampliada para incluir serviços adicionais, tais como a partilha de relatórios de resultados laboratoriais, notas de alta hospitalar e imagens médicas e relatórios.

Desenvolvido no âmbito da ação conjunta Extended Electronic Health Records @EU Data Space for Primary Use (Xt-EHR), este trabalho estabeleceu os primeiros requisitos e casos de uso, essenciais para viabilizar o novo serviço, com o objetivo de:

  • Garantir a interoperabilidade entre diferentes sistemas clínicos europeus através de A Minha Saúde @ UE;
  • Assegurar a partilha de dados de saúde eletrónicos de acordo com o Regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS) e do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD);
  • Recomendar mecanismos de identificação e autenticação seguros e eficientes para validar a identidade de utentes e profissionais de saúde;
  • Facilitar a partilha de informação clínica essencial, evitando a duplicação de exames e melhorando a tomada de decisão médica em contexto transfronteiriço;
  • Proporcionar uma experiência intuitiva para profissionais de saúde e utentes, garantindo um fluxo de trabalho otimizado nas consultas remotas.

A SPMS desempenhou um papel central na condução deste trabalho, coordenando os parceiros do grupo de trabalho e alinhando as estratégias face às diferentes realidades nacionais. O trabalho reforça o objetivo do regulamento do EEDS, recentemente publicado no Jornal Oficial da UE, ao viabilizar a inclusão de novos serviços na infraestrutura A Minha Saúde @ UE.

O próximo passo será a consulta às partes interessadas dos Estados-Membros para validar e ajustar os requisitos técnicos e organizacionais, garantindo a viabilidade e eficiência da implementação dos serviços a nível europeu. No final, servirá de base para a preparação de futuras ações previstas no regulamento do EEDS.

Com esta iniciativa, a SPMS contribui para promover um serviço de telemedicina mais acessível, seguro e eficiente para todos os cidadãos e o alargamento dos serviços disponibilizados pela infraestrutura A Minha Saúde @ UE.

A ação conjunta Xt-EHR é cofinanciada pela União Europeia, Programa EU4Health 2021-2027 ao abrigo do Grant Agreement Nr 101128085. Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou HaDEA. Nem a União Europeia nem a autoridade que concede a subvenção podem ser tidas como responsáveis por essas opiniões. 

SCUBO é o novo portal dos profissionais da Saúde

27 Maio, 2025

Os profissionais do setor da saúde lidam e acedem a um número crescente de aplicações e plataformas, clínicas e não clínicas. Para garantir um acesso rápido e eficiente à informação necessária para a sua atividade e tomada de decisão, a SPMS criou o SCUBO. Está disponível a partir desta terça-feira, dia 27 de maio.  O […]

Radar da Inovação da UE reconhece trabalho internacional da SPMS

26 Maio, 2025

Responsável pelos serviços  A Minha Saúde @ UE em Portugal, a SPMS tem participado em diversas iniciativas que visam garantir a melhoria contínua destes serviços. O projeto internacional UNICOM é uma dessas iniciativas. Permite avaliar o impacto da implementação dos padrões internacionais ISO IDMP (Identificação de Produtos Medicinais) na padronização da informação relativa aos produtos […]

Maia inaugura primeiro Balcão SNS 24

26 Maio, 2025

O concelho da Maia, no distrito do Porto, inaugurou o primeiro Balcão SNS 24 na Junta de Freguesia de S. Pedro Fins, no passado dia 23 de maio. A inauguração contou com a participação do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Tiago, do diretor de serviços de Sistemas de Informação da Unidade Local de Saúde (ULS) […]

Voltar
Voltar para o topo.