SClínico Hospitalar disponibiliza Notas de Alta Estruturadas no RSE

13 Fevereiro, 2020

O SClínico Hospitalar passou a disponibilizar, em fase piloto, no Registo de Saúde Eletrónico (RSE) as notas de alta estruturadas dos doentes dos Hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com SClínico Hospitalar, desde o passado dia 9 de dezembro.

O processo arrancou em 4 instituições (CHUC, ULSNE, CHBV e ULSAM) e esta disponibilização das notas de alta envolve a comunicação e orquestração de mensagens HL7 entre SClínico Hospitalar, LIGHt, PNB e RSE, seguindo a norma técnica publicada a 4 de setembro de 2019.

No contexto de um SNS ligado entre si e com o cidadão, através do RSE, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, de partilha de informação clínica com o cidadão e a transparência surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta médica e de enfermagem, bem como as notas de transferência das unidades de cuidados intensivos, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013 e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e os cuidados de saúde primários.

O processo de disponibilização das notas de alta está em fase de expansão às restantes instituições até ao final de fevereiro. Deste modo, fica facilitado o acesso à partilha de informação de registo clínico das instituições com SClínico Hospitalar.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.