Notícias

SAD em Inteligência Artificial alcança 11 agentes económicos qualificados

6 Fevereiro, 2020

A SPMS qualificou, no dia 6 de fevereiro, mais um candidato no âmbito dos lotes 43 a 52 do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial. Este candidato passa a integrar o leque de fornecedores qualificados, totalizando até ao momento, 11 agentes económicos já qualificados.

A viabilidade de qualificação de novos fornecedores, decorre deste instrumento especial, que possibilita a apresentação de novas candidaturas durante a vigência do SAD.

A SPMS enquanto central de compras na saúde, desenvolve Sistemas de Aquisição Dinâmicos, a fim de facultar às Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e às Entidade do Ministério da Saúde, um instrumento procedimental especial, que permite a agilização e eficiência neste tipo de aquisições.

Proporciona também algumas vantagens, seja por via da normalização das condições e requisitos dos bens, ou da pré-qualificação dos fornecedores, a qual admite a apresentação de candidaturas durante toda a vigência do SAD, facilitando a redução de prazos nas aquisições, desburocratização dos procedimentos e redução dos custos administrativos.

Sistemas de Aquisição Dinâmicos têm sido lançados desde junho de 2019, por forma a potencializar a concorrência e a transparência nos procedimentos de compras públicas no setor da saúde, através da entrada de novos operadores económicos que este instrumento procedimental possibilita e maximiza.

Pretende-se assim que durante 4 anos, seja ampliada a concorrência face à possibilidade de participação e inovação das Pequenas e Médias Empresas (PME), nos SAD, dado que, uma das particularidades deste tipo de instrumento procedimental, é a possibilidade de qualificação de novos candidatos durante todo o seu período de vigência, mesmo depois de terminada a 1.ª ronda de qualificação.

Neste sentido, a SPMS incentiva todos os agentes económicos a candidatarem-se aos Sistemas de Aquisição Dinâmicos que se encontram disponibilizados na plataforma eletrónica de contratação pública www.comprasnasaude.pt, podendo pesquisar pelas referências de procedimento indicadas na tabela:

  Ref.ª Procedimento
Descrição
  UAQT2019018  
Serviços de Consultoria de Tecnologia Blockchain
  UAQT2019014  
Serviços de Manutenção de Geradores e UPS
  UAQT2019013  
Serviços de Inteligência Artificial
  UAQT2019015  
Serviços de Telemedicina
  UAQT2019009
Serviços de Consultoria em Tecnologias Mobile e de Desenvolvimento, Concepção e Suporte de Sites, Portais e Webservices
inteligência artificial

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.