Notícias

SPMS e a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía reúnem em Sevilha

3 Fevereiro, 2020

Uma equipa multidisciplinar de colaboradores da SPMS deslocou-se a Sevilha, nos dias 27 e 28 de janeiro, para participar em reuniões de trabalho com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). As reuniões decorreram no âmbito dos projetos DHE Twinning AppSaludable e mHealth HUB, tendo sido ainda avaliadas as potenciais parcerias de colaboração entre a SPMS e a ACSA nos processos internos de certificação de qualidade.

O AppSaludable, adotado em Portugal pela SPMS, é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde e pertence ao Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, que é constituído por 31 recomendações de apps.  

O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde. O projeto DHE Twinning Appsaludable pretende aproximar de forma parcial o modelo andaluz à realidade e tecnologias existentes no sistema de saúde português.

O mHealth HUB é um projeto estratégico liderado pelo Sistema de Saúde Pública da Andaluzia, a Organização Mundial de Saúde e a União Internacional de Telecomunicações, cofinanciado pela Comissão Europeia e integrado no Horizon 2020, que pretende estabelecer uma mHealth Hub europeia, no sentido de integrar a prática de saúde pública suportada por dispositivos móveis (mHealth) nos sistemas de saúde europeus.

Este projeto tem por objetivo estabelecer um ecossistema inclusivo dirigindo a transformação digital na saúde no sentido de beneficiar os cidadãos europeus, realçando a importância dos padrões de interoperabilidade e interconexão para maximizar o alinhamento e replicação das boas práticas de integração da mHealth no sistema de saúde e nos cuidados de saúde diários aos utentes.

Neste contexto, a SPMS tem um papel preponderante, a nível nacional, na implementação e desenvolvimento destes projetos em conjunto com outros 19 países europeus.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.