Notícias

Workshops sobre Dispensa Eletrónica Europeia para Farmacêuticos promovidos pela SPMS

22 Novembro, 2019

A SPMS promoveu dois workshops para farmacêuticos no âmbito da dispensa eletrónica, através dos serviços “A Minha Saúde na Europa”, nos dias 19 e 20 de novembro. Com o apoio da Associação de Farmácias de Portugal (AFP), o primeiro workshop realizou-se na SPMS, em Lisboa, e o segundo teve lugar nas instalações da AFP no Porto.

O objetivo destes workshops foi a apresentação e divulgação deste serviço, assim como obter sugestões e esclarecer dúvidas. Com a Prescrição e Dispensa Eletrónica, os cidadãos europeus podem obter medicamentos numa farmácia, noutro Estado-Membro aderente, graças à transferência em linha da receita eletrónica do seu país de residência, através de um sistema de saúde, para o país de tratamento.

A prescrição eletrónica é receitada por um profissional de saúde no país de afiliação e a dispensa dos medicamentos é feita numa farmácia no país de tratamento. De referir que a prescrição eletrónica contém as mesmas informações que a receita médica regular, isto é, identificação do médico, do paciente e o medicamento prescrito, sendo os dados apenas usados para o fornecimento dos medicamentos.

Objetivamente, estes serviços têm o propósito de facilitar aos cidadãos europeus o acesso a medicação receitada por médicos do próprio país, em situações de emergência, noutro Estado-Membro.

O serviço de Prescrição e Dispensa Eletrónica já está disponível desde janeiro deste ano nos dois primeiros Estados-Membros, Finlândia e Estónia, que começaram a trocar prescrições eletrónicas e perto de 3000 receitas foram dispensadas desde o lançamento do serviço. Adicionalmente, a 24 de setembro, a Croácia integrou os serviços, permitindo assim a dispensa de medicamentos nas suas farmácias.

Em Portugal, o serviço estará disponível entre o final deste ano e o início de 2020 para cidadãos finlandeses que necessitem de dispensar medicamentos em Portugal, e para cidadãos portugueses que viajem para a Estónia e Croácia.

Workshop Dispensa Eletrónica Europeia- apresentação2

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.