Notícias

1º Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde apresentado pela SPMS

12 Novembro, 2019

A SPMS, EPE, através do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), elaborou o Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde (PENTS) para o período de 2019-2022. Homologado pela Tutela, o plano tem como objetivo definir uma estratégia ampla para alavancar a Telessaúde em Portugal.

A sessão de apresentação do PENTS decorre hoje, dia 12, às 14.30h nas instalações da SPMS, em Lisboa. Esta sessão assinala, também, o 3º aniversário do CNTS, criado pela Resolução 67/2016, com foco na “promoção da Telemedicina e utilização das TIC, como parte integrante de processos de reforma dos cuidados de saúde, com vista a alcançar um nível mais elevado de articulação, integração e melhoria da qualidade dos cuidados…”.

Em 2018, foi realizada uma Consulta Pública que envolveu a sociedade civil nomeadamente cidadãos, profissionais, empresas e associações, bem como Instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e entidades do Ministério da Saúde na estratégia da Telessaúde para Portugal.

O eHealth, em particular a Telessaúde, é reconhecida como uma oportunidade para responder aos desafios na promoção da saúde e na prestação de cuidados, sobretudo em sociedades cada vez mais envelhecidas. Permite ultrapassar barreiras geográficas e um acompanhamento mais continuado, facilitando a partilha de informação e melhor articulação de cuidados, resultando em ganhos de saúde, maior qualidade de vida e eficiência operacional.

No SNS e no setor privado existem múltiplas iniciativas de prestação de cuidados assentes no conceito de Telessaúde, desde teleconsultas, teletriagem, telemonitorização, telediagnóstico ou telerrastreio. Contudo, para se chegar mais longe e gerar os ganhos em saúde que esta ferramenta pode oferecer à sociedade, torna-se essencial traçar uma estratégia nacional. De sublinhar que Portugal é o quarto país do mundo com um Plano Estratégico de Telessaúde.

O lançamento do PENTS, designando por warm up 0.1, representa a primeira iniciativa de “aquecimento” para o evento “Portugal eHealth Summit 2020”, que se realizará de 18 a 21 de março de 2020.

Consulte o documento oficial do Plano Estratégico Nacional para a Telessaúde

See the English version of the National Strategic Telehealth Plan

PENTS banner

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.