Notícias

SPMS colabora com DGS no novo Portal de Normas Clínicas

16 Setembro, 2019

A SPMS, EPE tem colaborado ativamente com a Direção-Geral da Saúde (DGS) no desenvolvimento de um Portal de Normas Clínicas. Este novo portal foi apresentado na comemoração dos 10 anos da Qualidade na Saúde, durante a Conferência Internacional que decorreu no passado dia 09 de setembro, no auditório do Infarmed, em Lisboa.

A criação deste portal prendeu-se com a necessidade de organizar a área das normas clínicas, de forma a que os profissionais de saúde pudessem encontrar, facilmente, informação atualizada na sua área de interesse, visando a melhoria da qualidade da prestação de cuidados de saúde no sistema de saúde português.

As normas clínicas constituem um importante instrumento de implementação da Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. As vantagens deste site são várias, uma vez que facilita a pesquisa das normas, bem como a pesquisa de termos específicos dentro de uma norma, apresenta fluxogramas das normas quando disponíveis, permite o download do ficheiro original da norma, partilha das normas nas redes sociais e solicitação de normas revogadas à DGS.

De forma a contribuir para a melhoria contínua da qualidade na prestação de cuidados de saúde, prevê-se a implementação de novos desenvolvimentos, como o cruzamento dos registos clínicos e o ato de prescrição com as respetivas normas, adicionar progressivamente o link do site com a PEM e o SClínico, a fim de aumentar a visibilidade das normas junto dos seus destinatários, entre outros.

Projetado em conformidade com a imagem dos Portais do SNS, este site valoriza a segurança e a acessibilidade, de acordo com a legislação em vigor e os critérios de sucesso da Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) 2.1. Sublinha-se a excelente colaboração entre as equipas da SPMS e da DGS no desenvolvimento deste portal.

Saiba mais em http://normas.dgs.min-saude.pt/

Temas

Portal NOC

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.