Lançamento e apresentação do novo Perfil de Assistente Social no SClínico Hospitalar

13 Agosto, 2019

O novo módulo de Serviço Social do SClínico Hospitalar foi lançado e apresentado em julho, após a fase de piloto que decorreu no Centro Hospitalar Universitário do Porto, no Hospital Magalhães Lemos e no Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira. A excelente colaboração destas unidades hospitalares no teste, validação e sugestões de melhoria permitiu a disponibilização a nível nacional deste módulo, que neste momento já se encontra instalado na larga maioria das instituições do SNS.

O perfil de Serviço Social permite que os profissionais desta área tenham um perfil de acesso ao SClínico com configurações de utilizador e acessos personalizados, bem como uma área de registo dedicada, com avaliação inicial (diagnóstico social), resumo MDEIA e caracterização social do utente. Este módulo inclui ainda, a possibilidade de resposta a pedidos de colaboração e a funcionalidade de Lista de Utentes, desenhada com o objetivo de permitir uma visão holística dos cidadãos em acompanhamento por estes profissionais.

O módulo de registo para o Assistente Social no contexto do SClínico Hospitalar, foi desenvolvido em articulação com o Grupo de Trabalho criado pelo Ministério de Saúde e constituído por Assistentes Sociais de várias Unidades Hospitalares; por Cuidados de Saúde Primários e pela Associação Portuguesa do Serviço Social.

No sentido de facilitar a ativação deste perfil, bem como a implementação das novas funcionalidades, foram realizadas sessões de formação para os Assistentes Sociais em três pontos do país; no dia 28 de junho em Coimbra; nos dias 2 e 5 de julho no Porto e em Lisboa, respetivamente. Estas sessões contaram com a presença de mais de 100 Assistentes Sociais de várias entidades hospitalares.

Esta iniciativa visa garantir a partilha e registo seguro de informação entre profissionais de saúde no contexto da prática assistencial, bem como, a obtenção de indicadores e melhoria dos cuidados de saúde prestados no SNS.

formação profissional em sala

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]