SPMS disponibiliza ferramenta de avaliação do risco nutricional em utentes internados

7 Agosto, 2019

A SPMS disponibilizou, através do SClínico Hospitalar, a ferramenta digital de avaliação de risco nutricional, na passada semana, a nível nacional.

A identificação do risco nutricional teve início em abril com duas experiências-piloto, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) e no Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC), cumprindo-se agora o alargamento anunciado à data.

Na ULSAM, foram avaliados 461 utentes e no CHULC, só nos primeiros 15 dias do projeto-piloto, foram avaliados 154 utentes. Após esta fase, cerca de 40% a 54% dos utentes tiveram acesso a intervenção nutricional e foram monitorizados, no mínimo, de sete em sete dias.

Este piloto vem confirmar as estimativas já conhecidas, que apontam para uma prevalência de 20% a 50% de utentes internados em risco nutricional. Os dados reforçam a importância desta medida do Ministério da Saúde para identificar e intervir o mais precocemente possível, de forma a promover o suporte nutricional adequado à recuperação.

Com potencial para envolver cerca de 800 mil utentes por ano, esta medida constitui um passo essencial na implementação de uma estratégia de combate à desnutrição hospitalar, promovendo a recuperação dos utentes e o aumento da qualidade de vida, tal como determina o despacho nº 6634/2018.

Para apoiar a concretização da avaliação sistemática do risco nutricional existem dois documentos: o Manual de utilizador relativo a esta funcionalidade, disponibilizado pela SPMS e dirigido aos profissionais de saúde, que descreve as novas funcionalidades e o Manual técnico de apoio à implementação desta avaliação, desenvolvido pela Direção-Geral da Saúde. Ambos foram partilhados com as unidades hospitalares.

Este desenvolvimento tem sido trabalhado pelo Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde, em articulação com a Direção-Geral da Saúde (do Programa Nacional para Alimentação Saudável) e a SPMS, bem como com a Ordem dos Nutricionistas.

Através desta intervenção, são esperados ganhos em termos de qualidade de vida e na recuperação do estado de saúde, podendo ainda contribuir-se para reduzir úlceras de pressão e reduzir custos, uma vez que a desnutrição está associada a internamentos mais longos, afetando sobretudo cidadãos mais idosos.

A SPMS contribui, assim, de forma instrumental para a implementação desta medida, estando ainda a trabalhar no cálculo e disponibilização dos indicadores de acompanhamento desta iniciativa.

médico com um portátil

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.