Notícias

Programa “Diz Não a uma Seringa em Segunda Mão” – Relatório de 2018

29 Maio, 2019

O Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão” (PTS) distribuiu mais de 1 milhão e 300 mil seringas e 724 453 mil preservativos em 2018. São números expressivos que constam do Relatório Anual do Programa que há 25 anos faz a diferença na vida de milhares de pessoas.

Representando um exemplo de boas práticas nacional e com grande reconhecimento internacional, o PTS mantém a sua atualidade enquanto programa de redução de riscos e minimização de danos associados à prática de consumo de drogas por via injetável.

A distribuição é assegurada em vários locais do país, desde farmácias, a equipas de rua e unidades de saúde que colaboram para o sucesso do PTS, considerado pela Comissão Europeia como o melhor Programa apresentado por um país comunitário.

Da competência da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA, desde 1993, a gestão do Programa Troca de Seringas tem sido assegurada pela SPMS, EPE, desde janeiro de 2013, cujas atribuições traduzem-se nas compras centralizadas dos componentes dos kits e de serviços para o bom funcionamento do PTS.

O Relatório Anual de 2018 demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas de 2013 a 2018, os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes e algumas notas gerais. Disponibilizamos para consulta aqui

banner troca de seringas

SPMS promove “Cibersegurança Estratégica para Conselhos de Administração”

4 Novembro, 2025

Decorreu, pela primeira vez, uma ação de formação de cibersegurança estratégica dirigida a elementos dos conselhos de administração de entidades do Ministério da Saúde e Serviço Nacional de Saúde. Composta por dois dias de sessões presenciais, a formação decorreu no Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra e nas instalações da SPMS, no Porto, entre […]

Novo recurso para avaliar maturidade em saúde digital com apoio da SPMS

4 Novembro, 2025

Já se encontra disponível o mais recente recurso da Global Digital Health Partnership (GDHP), que contou com o contributo da SPMS. “Framework for Selecting Digital Health Maturity Assessments” consiste num quadro de referência que orienta os países e as organizações na avaliação e comparação da maturidade em saúde digital. A publicação resulta de uma revisão […]

Plataforma Telecuidados SNS reforça avaliação centrada no doente

31 Outubro, 2025

A plataforma Telecuidados SNS, desenvolvida pela SPMS, tem uma nova funcionalidade que promete transformar a forma como se avaliam os resultados em saúde: questionários padronizados internacionais, designados PROM - Patient-Reported Outcome Measures, centrados nos doentes.

Telecuidados SNS_NOT_SITE_860x500
Voltar
Voltar para o topo.