“SNS Sem Papel” – Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde na linha da frente

29 Maio, 2019

No âmbito da expansão da iniciativa “SNS Sem Papel”, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPVVC) assumiu, no passado dia 27 de maio, a liderança no ranking das instituições hospitalares, Unidades Locais de Saúde (ULS) e, também, Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) que integram a ARS Norte.

O CHPVVC é o exemplo de que a desmaterialização de registos, processos clínicos e iniciativas programadas, que pressupõem uma mudança de mentalidades, atitudes e formas de trabalho, alavancam o objetivo de um “Hospital Sem Papel”.

Como entidade dinamizadora desta iniciativa, a SPMS felicita o CHPVVC pelos resultados obtidos (acima dos 65%), através da adoção de práticas simples e do desenvolvimento de atividades e projetos que visam a redução do papel e simplificação de processos. Inclui também a promoção da Receita Sem Papel.

Integrada na Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde (ENESIS 2020), a iniciativa “SNS Sem Papel” assenta nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão, tendo como finalidade a eliminação do papel nas instituições hospitalares, até 2020.

SNS sem papel

Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar atualizado com nova codificação

30 Abril, 2024

O Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (SIMH), desenvolvido pela SPMS, foi atualizado, este mês, de acordo com a versão da ICD-10-CM/PCS de 01 de abril de 2024. Foram inseridos 40 procedimentos novos e atualizados três. Seis procedimentos foram eliminados. O SIMH é uma ferramenta essencial para monitorizar e analisar os dados dos doentes […]