SPMS promove sessão de Design Thinking “SClínico Hospitalar + inteligente”

17 Maio, 2019

No dia 16 de maio, decorreu nas instalações da SPMS, em Lisboa, uma sessão de Design Thinking Sprint direcionada ao SClínico Hospitalar.

Contou com a presença de vários profissionais, desde médicos, a enfermeiros e profissionais TIC, de entidades como o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Hospital Garcia de Orta. As equipas do Centro Nacional de TeleSaúde e das áreas hospitalar, arquitetura e mobile da SPMS também participaram na sessão designada por “SClínico Hospitalar + inteligente”.

A temática centrou-se no desafio em encontrar resposta à questão: “No contexto da prática assistencial hospitalar, como podemos garantir, aos profissionais de saúde, acesso a mais e melhor informação, usando o telemóvel?”

Design Thinking é uma metodologia colaborativa de seleção de ideias e uma ferramenta de inovação. Este método criativo coloca as pessoas no centro das soluções, compreendendo o problema desde a sua raiz e testando soluções resultantes de misturas de ideias.

design2thinking

Nestas soluções, pensadas e apresentadas pelos participantes da sessão, incluíram-se uma solução de otimização e gestão de camas, uma solução de comunicação com o cidadão no contexto da prestação de cuidados intra-hospitalar e outra que emite alertas inteligentes, permitindo uma melhor organização das tarefas dos profissionais de saúde.

Estas sessões integram a prática de captação de ideias e feedback, bem como do desenvolvimento colaborativo com os utilizadores, com o objetivo de centrar o SClínico Hospitalar no cidadão.

Sempre na vanguarda da inovação, a SPMS continua a partilhar experiências na definição de novas soluções.

design3thinking
design1thinking

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.