Notícias

V Fórum ENESIS na SPMS

25 Janeiro, 2019

A SPMS, EPE organizou o V Fórum ENESIS, que decorreu no dia 23 de janeiro, nas suas instalações, em Lisboa, contando com representantes das entidades do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e do Conselho Consultivo do eSIS.

O Fórum ENESIS tem como prioridade apresentar o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020.

prof henrique v forum enesis

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, participou na sessão de abertura, na qual evidenciou pontos fundamentais, nomeadamente a elaboração de uma Estratégia para os Sistemas de Informação da Saúde, o financiamento na área TIC e uma Estratégia para os Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Foi precisamente a visão e linhas de ação para os Sistemas de Informação dos CSP, a temática central da apresentação da SPMS neste V Fórum, destacando-se a necessidade de ser implementado um modelo de governação para os CSP e a importância da comunicação no terreno.

plateia v forum enesis

Nesta quinta reunião, que contou com cerca de 80 participantes, foi feito o ponto de situação dos Grupos de Trabalho (GT) constituídos, da ENESIS, nomeadamente nas áreas de Arquitetura, Estratégia Mobile e Interoperabilidade.

A Coordenação do eSIS (CeSIS) apresentou o enquadramento e roadmap previsto para a elaboração da nova Estratégia para o Ecossistema de Informação de Saúde – ENESIS 20-22, sendo essencial o envolvimento de todos os stakeholders na criação da nova estratégia eHealth.

Responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, a SPMS assegura a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.

plateia_2 v forum enesis

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.