Notícias

Indisponibilidade temporária de serviços eletrónicos

30 Agosto, 2018

A SPMS, EPE utiliza as plataformas digitais e os respetivos serviços que a AMA – Agência para a Modernização Administrativa disponibiliza, transversalmente, a toda a Administração Pública.

Estas plataformas suportam alguns dos serviços eletrónicos que a SPMS, no âmbito das suas atribuições, disponibiliza ao Serviço Nacional de Saúde: Serviços de Identificação Eletrónica; Assinatura Digital e Autenticação Segura através do Cartão do Cidadão (CC) ou da Chave Móvel Digital (CMD); Gateway de SMS; entre outros.

Serve esta comunicação para informar que a AMA irá proceder a uma intervenção técnica programada, na sua infraestrutura de suporte, afetando alguns dos serviços disponibilizados pela SPMS. Esta intervenção ocorrerá no primeiro fim de semana de setembro, de acordo com os detalhes e impacto abaixo indicados:

  1. Data/hora de início de indisponibilidade: sábado dia 01 de setembro de 2018 pelas 17:00;
  2. Data/hora prevista de reposição dos serviços: domingo, dia 02 de setembro de 2018 pelas 06:00;
  3. Serviços potencialmente afetados:
    • Prescrição Eletrónica Médica (PEM) – Desativação do envio de SMS. Durante este período, os médicos e médicos dentistas podem emitir receitas e enviá-las para o Cidadão por correio eletrónico, em detrimento do envio de SMS;
    • SClínico CSP– Requisição de Exames no âmbito dos Exames Sem Papel. Durante este período, os médicos continuarão a poder requisitar exames em formato eletrónico fora do âmbito Exames Sem Papel;
    • Área do Cidadão do Portal SNS – Novas inscrições, Autenticação com Chave Móvel Digital e Marcação de Consultas Online. Durante este período os Cidadãos devem autenticar-se com username password, devendo confirmar, na Área do Cidadão, se as consultas ficaram no estado agendado;
    • App MySNS Carteira – Durante este período, não será possível autenticar-se na app após novas instalações da mesma;
    • SINAVE – Notificação (ébola e sarampo) para os utilizadores que recebem SMS. Neste período deverá a DGS garantir, em caso de necessidade, o envio de emails para os requerentes.

Agradecemos a sua compreensão para a necessidade desta intervenção e, no caso de se verificarem dificuldades fora do horário indicado, não hesite em contactar-nos através do Portal Self-Service da SPMS, disponível em https://suporte-tic.min-saude.pt/.

Temas

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.