Notícias

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas.

Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 horas, através desta aplicação. Mais de 11 milhões de utentes tiveram, pelo menos, uma receita emitida através da PEM, que já foi utilizada por mais de 39 mil médicos.

Sustentada por normas de orientação clínica e na desmaterialização de procedimentos, a aplicação encontra-se disponível em todas as instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também para utilização privada através da PEM Prescritores Privados. É responsável por 90% do total de prescrições registadas diariamente no SNS e por mais de 63% do total de prescrições emitidas em todo o sistema de saúde.

Nestes 11 anos, a PEM trouxe benefícios para o sistema de saúde no seu todo, contribuindo para aumentar a eficiência e a segurança no circuito do medicamento.

Temas

|

SPMS continua a reforçar a rede RISNextG

18 Setembro, 2025

A SPMS reafirma o compromisso com a modernização tecnológica do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e os avanços estruturais alcançados nos últimos anos. A implementação da Rede de Informação da Saúde Next Generation (RISNextG) representa um investimento de cerca de 24 milhões de euros, distribuídos ao longo de cinco anos, constituindo uma peça central na […]

Alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública visitam a SPMS

16 Setembro, 2025

A SPMS recebeu um grupo de cerca de 20 alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública – Universidade NOVA de Lisboa, no dia 11 de setembro. A visita decorreu no âmbito da unidade curricular de Análise de Sistemas de Saúde. Na sessão de abertura, Nuno Costa, vogal executivo […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.