Notícias

SPMS na apresentação de dois projetos em Bragança: SAFE e Notas Terapêuticas Simples

6 Fevereiro, 2018

A SPMS, EPE integrou a comitiva que acompanhou o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, numa visita a Mirandela, distrito de Bragança, no dia 2 de fevereiro.

A Unidade Local de Saúde do Nordeste, a SPMS, EPE, a Associação Nacional de Farmácias (ANF), o Infarmed e as ordens dos médicos e dos farmacêuticos juntaram-se para apresentar o projeto-piloto: “Serviço Nacional de Assistência Farmacêutica” (SAFE) e a disponibilização do projeto de “Notas Terapêuticas Simples (NTS)” nesta unidade de saúde, ambos resultantes de um Acordo entre os Ministérios da Saúde e Finanças e a Associação Nacional de Farmácias.

O SAFE, a funcionar em Bragança desde dezembro de 2017, tem como objetivo garantir aos cidadãos o acesso a medicamentos prescritos em contexto de pós-urgência, hospitalar ou no centro de saúde, no horário noturno e aos fins de semana e feriados. Os cidadãos que necessitem de medicação urgente podem ficar a saber quais as farmácias que têm os medicamentos prescritos, que também poderão ser entregues ao domicílio, num prazo de duas horas, bastando ligar para o centro de atendimento especializado. De segunda a sábado, o serviço funciona entre as 21h e as 9h e aos domingos e feriados funciona todo o dia.

De forma a preconizar novos meios de articulação entre as farmácias e o SNS, surgiram as Notas Terapêuticas Simples, projeto que visa incrementar a aproximação do utente, quer ao médico, quer ao seu farmacêutico, garantindo a melhor comunicação entre a Farmácia e os Cuidados de Saúde, Primários ou Hospitalares, através da possibilidade de envio de uma Nota Terapêutica, por parte da farmácia que realiza a dispensa, surgindo para leitura ao médico que emitiu a receita via PEM – Prescrição Eletrónica Médica. As NTS estão a funcionar na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) desde julho de 2017; no decorrer deste mês, o projeto vai arrancar em Bragança.

A SPMS, EPE colabora ativamente no desenvolvimento destes dois projetos-piloto que pretendem expandir-se para todo o território nacional.

Temas

Banner_generico_spms

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.