Notícias

Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – Um ponto de contacto único e multicanal

16 Junho, 2017

Foi publicado em Diário da República hoje, 16 de junho, o Decreto-Lei n.º 69/2017 que vem afirmar a transferência de atribuições relativas ao Contacto do Serviço Nacional de Saúde da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde –  SPMS, E. P. E.

Assim, a SPMS vai assegurar o funcionamento do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (CCSNS), que sucede ao Centro de Atendimento do SNS (CASNS) e substitui os serviços de atendimento da linha Saúde 24. Assegura, igualmente, o funcionamento do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS).

Concretiza-se, desta forma, uma medida do Programa SIMPLEX+ 2016, visando disponibilizar ao cidadão, através de um ponto de contacto único e multicanal, um conjunto de informações e serviços que simplifiquem o acesso e a utilização do SNS, nomeadamente: informação geral; saúde pública; aconselhamento farmacêutico; triagem; aconselhamento e encaminhamento e apoio à utilização de serviços digitais-telecuidados.

Neste sentido, foi constituído um Grupo de Trabalho «visando a definição do objeto do futuro Centro de Contacto, respetivo modelo de funcionamento e operacionalização, numa lógica de simplificação do acesso e da utilização do SNS, e correspondente impacto financeiro e mais-valia económica para o Estado». Foi realizado um novo procedimento concursal, prevendo que os serviços atualmente prestados incluam, também, serviços de agendamento de consultas e de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDTs).

Como o acompanhamento do CCSNS passa a ser efetuado pela SPMS, a DGS vai colaborar com a realização de auditorias clínicas e de qualidade.

Com o objetivo prioritário de tornar mais simples o acesso e a utilização dos serviços do SNS, através de um ponto de contacto único e multicanal, o CCSNS integra novos serviços digitais para o cidadão, toda a informação do Portal do SNS e garante uma aposta na expansão dos serviços de TeleSaúde, de forma webizada e de proximidade em rede com as entidades do SNS.

Temas

|

CCSNS-Noticia

SPMS reforça cultura e cooperação de cibersegurança na Saúde

15 Outubro, 2025

A crescente sofisticação das ameaças digitais tem colocado a cibersegurança no centro da transformação digital do setor da saúde. Consciente deste desafio, a SPMS, através da Unidade de Cibersegurança, promoveu, em Lisboa, um workshop dirigido aos responsáveis de segurança de várias entidades do Ministério da Saúde e do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O workshop […]

Equipa da DANAD promove reunião anual no Porto

15 Outubro, 2025

A Direção de Arquitetura, Negócio e Análise de Dados (DANAD) da SPMS reuniu-se nas instalações da SPMS do Porto, com o objetivo de alinhar iniciativas, partilhar conhecimento e reforçar a coesão entre as suas unidades. O encontro teve lugar no dia 25 de setembro. A DANAD integra as Unidades de Inovação Digital (UID), de Advanced […]

“Dia Digital e Telessaúde” regressa em outubro com entusiasmo renovado

14 Outubro, 2025

O Dia Digital e Telessaúde regressou na primeira semana de outubro a várias Unidades Locais de Saúde (ULS).  Esta iniciativa reflete a determinação e o envolvimento das equipas de saúde, que têm vindo a consolidar práticas digitais, a promover a literacia tecnológica e a reforçar a cooperação entre níveis de cuidados. A ULS da Póvoa […]

Voltar
Voltar para o topo.