Notícias

Melhor rede informática e mais qualidade nos serviços do SNS

12 Junho, 2017

O Ministério da Saúde tem feito um investimento no aumento da largura de banda das redes, aliado à renovação do equipamento informático através da distribuição e instalação de computadores nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários que, atualmente, continua a decorrer.

Paralelamente, foi lançado, no passado dia 09 de junho, o concurso internacional para reformular a Rede Informática da Saúde, RIS2020. O novo contrato vai representar um forte avanço tecnológico, sendo expectável alcançar-se poupanças financeiras, uma vez que um único contrato vai abranger a rede informática e, também, a rede de telefones, incluindo a móvel, o que nunca tinha acontecido.

Esta mudança prevê a distribuição de telemóveis aos médicos do Serviço Nacional de Saúde, quer ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, quer Hospitalares, como forma de facilitar o contacto com os utentes, em caso de necessidade, e se o médico assim o desejar. O profissional de Saúde terá sempre liberdade de escolha.

São vantagens claras para o SNS: maior largura de banda, que vai contribuir para um melhor acesso aos sistemas informáticos e, consequentemente, uma melhoria na prestação de serviços e cuidados ao cidadão; maior facilidade na comunicação entre médicos e utentes, que será uma mais-valia para todos, garantindo que cabe ao médico a tomada de decisão sobre o contacto com o seu paciente.

A SPMS tem, também, em preparação o projeto de marcação de consultas através da televisão de casa, para arrancar a partir de 2018 ou 2019. A RIS2020 integra uma nova função que irá permitir disponibilizar funcionalidades do Portal do SNS, nomeadamente da Área do Cidadão. Com o objetivo de facilitar, mais uma vez, a vida aos utentes, em particular aos cidadãos que ainda têm dificuldades em usar o computador, vários serviços do Portal do SNS, como a marcação de consultas e outras informações disponíveis na Área do Cidadão, ficarão acessíveis através do controlo remoto da televisão.

Em desenvolvimento está, ainda, a produção de conteúdos multimédia de saúde, destacando-se as informações ligadas à literacia em saúde e à literacia digital, para serem transmitidas nas televisões das unidades do SNS, ou nas casas dos utentes.

São medidas e projetos que visam elevar a qualidade dos serviços do SNS, aproximando-os ainda mais do cidadão. Facilitar a comunicação, melhorar o acesso aos sistemas informáticos e potencializar a redução da despesa, incrementando a sustentabilidade financeira do SNS, é a ambição do Ministério da Saúde, cumprindo à SPMS a sua concretização.

Temas

|

Banner_generico_spms_opcaoB

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.