Notícias

Rede Informática da Saúde – Mais largura de banda nos CSP

9 Junho, 2017

Atualmente, a Rede Informática da Saúde (RIS) exige elevada capacidade de largura de banda para dar resposta aos muitos desafios tecnológicos da área da Saúde.

Com o objetivo de melhorar a disponibilidade e a largura de banda nas entidades, particularmente dos Cuidados de Saúde Primários, a SPMS iniciou, em 2016, um reforço muito significativo das ligações.

A SPMS investiu no upgrade da largura de banda total da RIS, representando no terreno a maximização das condições de trabalho dos profissionais, demonstrando um crescimento bastante relevante entre setembro de 2016 e junho de 2017.

Este investimento garante aos CSP redes mais modernas e consequentemente mais e melhores cuidados de saúde.

Estes aumentos de largura de banda têm permitido potenciar os projetos de monitorização, em tempo real, dos sistemas dos CSP e CSH e possibilitando, assim, corrigir e antecipar, proativamente, eventuais problemas nos sistemas como o SINUS ou o SONHO V2. No caso do SONHO V1, a SPMS está a finalizar um agente para permitir a monitorização proativa.

Numa perspetiva de aproximar o SNS ao cidadão, em 2016, foi lançado o projeto Wifi@utente que disponibiliza internet gratuita aos utentes e garante comunicações e acessos, promovendo uma estratégia crescente de mobilidade.

Temas

|

banner-ris

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

SPMS integra debate europeu sobre segurança dos dados em ensaios clínicos

10 Novembro, 2025

A SPMS participou no programa EATRIS Spotlight “Bridging Gaps in Research 2025: Inclusive & Decentralised Clinical Trials”, uma iniciativa da EATRIS, a Infraestrutura Europeia para a Medicina Translacional. Realizou-se no dia 7 de novembro, no 2CA-Braga – Centro Clínico Académico da Escola de Medicina, integrado na Unidade Local de Saúde de Braga. O evento reuniu […]

Voltar
Voltar para o topo.