Notícias

SPMS reforça sistemas de informação nos Cuidados de Saúde Primários

1 Junho, 2017

Em alinhamento com a modernização do parque informático dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), o Ministério da Saúde, além do investimento na renovação de equipamento, tem feito um reforço ao nível das redes e das telecomunicações nas unidades de saúde.

Assim, no que diz respeito à Rede Informática da Saúde (RIS), que exige elevada capacidade de largura de banda para dar resposta aos desafios tecnológicos, a SPMS, EPE tem realizado um upgrade de links, desde novembro de 2016.

Na ARS do Centro já foram realizados mais de 500 upgrades para o dobro da velocidade inicial; na ARS Norte este processo também foi iniciado, tendo sido efetuados mais de 100 upgrades. Posteriormente, este processo de upgrade será alargado às outras ARS. Nesta fase, a taxa de execução é de 98% do inicialmente previsto.

Em fase final de conceção está a nova RIS2020, que representa um grande salto tecnológico, através da disponibilização de novos serviços, permitindo uma maior aproximação do SNS aos cidadãos.

Paralelamente a estes trabalhos, foram efetuadas 100 auditorias, incluindo a totalidade das ARS de Portugal Continental, nas quais se registaram diversos problemas estruturais, nomeadamente equipamentos bastante obsoletos, alguns com mais de 15 anos, e graves deficiências de funcionamento, prejudicando o desempenho das aplicações nos CSP. Torna-se, assim, emergente a substituição dos ativos de rede existentes atuais, de forma a favorecer a performance da RIS. Estima-se que seja necessário um investimento de 8,6M€, que a SPMS aguarda para que possa proceder à respetiva substituição.

Relativamente aos servidores existentes nos CSP, há equipamentos muito envelhecidos, cuja performance se tem vindo a degradar. De forma a melhorar a performance e a adequação de parâmetros de configuração dos sistemas e servidores, para melhor responderem às exigências, a SPMS desencadeou um conjunto de ações técnicas corretivas e de tunning. Em alguns casos, tem sido feita a substituição dos próprios servidores, por estes não terem as condições mínimas aceitáveis para a função que desempenham.

Quanto à instalação de computadores nas entidades do SNS, foi disponibilizada uma equipa da SPMS para acompanhar e monitorizar todo o processo. Esta equipa móvel, de ação rápida, está dotada de meios adequados, com o objetivo de implementar ações corretivas nos sistemas de informação das entidades, no menor tempo possível, funcionando como uma equipa de intervenção autónoma.

Banner_generico_spms

RENTEV celebra 11 anos ao serviço dos cidadãos

1 Julho, 2025

Ao longo da última década, o Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) tem possibilitado que qualquer pessoa, maior de idade e capaz, formalize antecipadamente a sua vontade quanto aos cuidados de saúde que deseja, ou não deseja, receber, caso se encontre incapaz de expressar essa vontade de forma autónoma. Lançado a 1 de julho de […]

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.