Notícias

Sistemas de informação juntaram mais de 150 profissionais em Lisboa

2 Fevereiro, 2012

“Combater o desperdício” e “agilizar a informação”, tornar o “SNS mais eficiente” através da “partilha de dados em rede” o que irá ajudar à “sustentabilidade” do sistema são algumas das ideias-chave expressas durante a realização da primeira reunião de trabalho sobre “Sistemas de Informação e a Plataforma de Dados da Saúde no Serviço Nacional de Saúde”, que se realizou no último dia de janeiro na Escola Superior de Tecnologias da Saúde, situada no Parque das Nações em Lisboa.

Numa organização conjunta da CIC – Comissão para a Informatização Clínica e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE, o encontro contou com a presença do Ministro da Saúde (sessão de abertura) e do Secretário de Estado da Saúde (sessão de encerramento) e juntou mais de 150 profissionais, desde de diretores clínicos a técnicos de informática.  

Ministro da Saúde discursa no auditório da Escola Superior de Tecnologias da Saúde
O Ministro da Saúde, Paulo Macedo, esteve presente no encontro

O Ministro Paulo Macedo abriu a sessão de trabalho enfatizando a importância da reorganização dos diferentes serviços de informação que estão a operar no SNS, que ainda não permitem a partilha de dados e consequente eficiência de todo o sistema. Realçando que o “Desafio à Mudança” é um dos pilares prioritários do Governo, Paulo Macedo sublinhou a importância da Plataforma dos Dados da Saúde (PDS), considerando a sua implementação essencial para a sustentabilidade do SNS.  

A primeira reunião de trabalho com os dirigentes clínicos e técnicos informáticos das diferentes instituições de saúde que compõem o SNS teve como objetivo debater e apresentar estratégias para tornar possível a comunicação entre as diferentes aplicações informáticas que estão a ser utilizadas, de forma a conseguir criar uma base de dados nacional que recolha os dados clínicos relativos a cada utente.

A centralização destes dados na Plataforma de Dados da Saúde (PDS) tornará possível a partilha de informação entre as diferentes entidades do SNS. O projeto prevê que no futuro seja possível obter informação clínica sobre um doente em qualquer uma das instituições que integram o SNS.

Temas

| |

Aspecto do auditório no encontro TIC

Comitiva do Brasil visita SPMS para partilhar experiências em IA

14 Novembro, 2025

A SPMS recebeu, em Lisboa, uma comitiva do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), Brasil, no dia 13 de novembro. Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, foi o anfitrião da visita que teve como objetivo principal promover a partilha de experiências e conhecimentos em saúde digital, com especial destaque para a […]

SPMS apresenta solução de IA na 75.ª Sessão do Comité Regional da OMS Europa

12 Novembro, 2025

No âmbito da 75.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Europa, a SPMS apresentou a MODE – The Waste Monitoring Model, uma solução de Inteligência Artificial (IA) que visa identificar e prevenir desperdício e fraude nas despesas do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O evento realizou-se em Copenhaga, entre […]

Voltar
Voltar para o topo.