Notícias

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

16 Janeiro, 2017

Uma delegação da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), visitou a Santa Casa da Misericórdia da Amadora (SCMA), no passado dia 10 de janeiro, no âmbito do ProEmpower (Procuring innovative ICT for patient empowerment and selfmanagement of type 2 diabetes mellitus), um projeto cofinanciado pela União Europeia, em que participam 12 entidades, de 5 Estados-membros (Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e Bulgária), sendo coordenado pelo Ministério da Saúde da Turquia.

Este encontro, além do estreitamento de laços institucionais, permitiu às entidades apresentar as visões institucionais com o objetivo de se alinharem estratégias, tendo em consideração a participação conjunta neste projeto, e serviu ainda para que a SPMS pudesse conhecer melhor a missão da SCMA e o seu âmbito de ação.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower

ProEmpower é uma proposta pré-comercial que visa contribuir para aumentar a capacitação da autogestão dos doentes com diabetes tipo II e atuar na área do autocuidado, da auto monitorização, do autodiagnóstico e da auto motivação dos doentes, através do desenvolvimento de processos de aquisição e implementação de sistemas ou dispositivos que usem tecnologias de informação e comunicação.

Dentro do projeto foram constituídos dois grupos: o buyers group – responsável pela aquisição da solução e o grupo piloto – responsável pelo desenvolvimento do piloto, com vista a testar a solução. Os dois grupos trabalham em estreita articulação, de forma a garantir que os requisitos definidos são cumpridos. O teste da solução ocorrerá de forma faseada: avaliação inicial de proposta, protótipo e solução final.

SPMS visita SCMA no âmbito do projeto ProEmpower_2

Neste âmbito, a SPMS como “central de compras” do SNS, faz parte do “buyers group” e tem como papel desenvolver e aplicar, em articulação com os restantes parceiros, os procedimentos necessários à consulta de mercado, lançamento da necessidade, seleção de propostas e contratação de fornecedores para desenvolvimento de soluções e aquisição da solução mais adequada.

A SCMA como entidade piloto, está envolvida, também em articulação com os restantes parceiros, na identificação dos requisitos a que as soluções devem obedecer, atentas as especificidades de cada país e através do envolvimento de profissionais de saúde e utentes, apoio na seleção da solução e teste da mesma, em ambiente real.

Temas

|

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.