Notícias

Expand – “Lisbon eHealth week” promoveu interoperabilidade na saúde

11 Dezembro, 2015

Organizado pela SPMS, em parceria com a Comissão Europeia, “Lisbon eHealth week” foi o último evento do Expand, projeto liderado por Henrique Martins, que decorreu entre janeiro de 2014 e  dezembro de 2015.

O Centro de Reuniões na FIL – Expo recebeu representantes de 27 Estados-Membros que durante três dias, de 9 a 11 de dezembro, impulsionaram o debate, a partilha de resultados e conhecimentos sobre interoperabilidade em serviços de saúde transfronteiriços.

Estiveram presentes mais de 150 participantes, em representação das autoridades nacionais dos Estados-Membros, Centros de Competência, Comissão Europeia, Indústria TIC, profissionais de saúde e cidadãos.

Em paralelo, durante os três dias, decorreu o evento técnico EXPANDathon, organizado em colaboração com o IHE-Europe no qual representantes de 9 países e da Comissão Europeia efetuaram com sucesso testes de interoperabilidade de sistemas Patient Summary e ePrescription/eDispensation.

Participantes EXPANDathon

Na sequência do trabalho de “Expandability” realizado pelo EXPAND, decorreu um workshop temático sobre European Reference Networks. Enquadrado com políticas estratégicas e de governação da UE para a interoperabilidade dos serviços de saúde transfronteiriços, nomeadamente do eHealth Network, da Diretiva de Cuidados de Saúde Transfronteiriços (Diretiva 2011/24/EU) edo CEF  – Connecting Europe Facility, o Expand tem feito “a ponte” entre um conjunto de soluções eHealthdesenvolvidas noutros projetos-piloto de larga escala.

Presidente do Conselho de Administração da SPMS e coordenador do projeto EXPAND, Professor Henrique Martins

O grande desafio desta rede temática tem sido consolidar e disponibilizar informações concretas para que os cidadãos dos Estados-Membros possam utilizar e beneficiar dos serviços de saúde transfronteiriços, garantindo, assim, uma maior segurança na prestação de cuidados de saúde, através da partilha de dados clínicos, suportados em requisitos técnicos, semânticos, organizacionais e legais, previamente definidos.

expandathon

O EXPAND chega ao fim, mas a implementação dos serviços de saúde transfronteiriços irá continuar. “É necessário informar todos os cidadãos  sobre estes serviços. Existe a necessidade do Patient Summary (Resumo Clínico), mas será que as pessoas sabem que têm essa necessidade?”, um exemplo destacado por Henrique Martins, servindo de mote para que o trabalho do EXPAND tenha continuidade. “Trabalhámos imenso, superou as expetativas” foi o feedback final do “Lisbon eHealth week”.

Temas

| |

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.