Notícias

Portal do Profissional estende-se até ao Alentejo

18 Julho, 2012

O Portal do Profissional começou a funcionar esta semana na ARS do Alentejo. O facto foi assinalado pelo Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Teixeira, presente esta quarta-feira (dia 18) numa sessão sobre telemedicina realizada em Évora. O portal irá ligar as duas Unidades Locais de Saúde do Norte e Baixo Alentejo, bem como os hospitais de Évora e do litoral alentejano e todas as unidades de cuidados de saúde primários.

O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional teve apresentação oficial a 6 de julho no Porto, numa sessão que contou com a presença do Ministro da Saúde. O serviço permite a consulta do histórico electrónico das instituições do SNS onde o utente tenha sido atendido, assim como o histórico do seu receituário, tratamentos realizados em viaturas do INEM e a dados sobre a sua saúde oral. Inicialmente o portal esteve apenas disponível na ARS Norte e durante os primeiros 10 dias de funcionamento contabilizou acessos entre mais de 150 instituições distintas. Esses acessos foram realizados na sua grande maioria por médicos em ambiente de consulta, internamento e urgência.

O Portal do Profissional permite ainda que os médicos, enfermeiros possam consultar a informação introduzida pelo próprio utente no Portal do Utente, como por exemplo os seus contactos em caso de emergência. O Portal do Profissional, que integra juntamente com o Portal do Utente a PDS – Plataforma de Dados da Saúde, está desde a primeira quinzena de julho apenas disponível para as unidades de saúde da ARS Norte. Cumprindo o plano estipulado, o acesso a esta nova ferramenta destinada aos profissionais do SNS está aos poucos a ser alargado às restantes administrações regionais de saúde.

O Portal do Profissional é a segunda ferramenta a ser disponibilizada nos últimos dois meses no âmbito da PDS – Plataforma dos Dados da Saúde, um sistema central de partilha de informação clínica desenvolvida pela Comissão para a Informatização Clínica (CIC) e pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

O Portal do Utente, o primeiro serviço disponibilizado a 31 de maio, dirigido aos cidadãos, permite que os utilizadores registem online os seus dados, contactos e hábitos, tendo o utente a possibilidade de gerir o acesso pelos profissionais de saúde à sua informação através da Plataforma. O Portal do Utente está acessível em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal. O portal dá também acesso aos serviços de eAgenda, para marcação de consultas online e pedidos de receituário crónico, e ao eSIGIC destinado à confirmação de cirurgias.

Temas

|

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.