Notícias

SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas este ano

3 Novembro, 2023

A Linha SNS 24 atendeu cerca de 1.463.000 chamadas desde o início do ano e apela aos cidadãos que, em caso de doença aguda não emergente, liguem sempre 808 24 24 24.

O SNS 24 é, e deve ser, a porta de entrada no Serviço Nacional de Saúde. Através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento, o cidadão é devidamente avaliado e orientado de acordo com os sintomas apresentados.

A triagem telefónica é sempre feita por enfermeiros e obedece a algoritmos clínicos, que visam em primeiro lugar a segurança do utente. Em caso de necessidade de reencaminhamento para uma Unidade de Saúde, o SNS 24 usa a informação disponível no Sistema Integrado de Informação de Prestadores (SIIP), que deve ser atualizado pelos respetivos prestadores, para garantir o correto encaminhamento dos utentes. (Circular Normativa Conjunta N.º 01/2020/Secretaria-Geral do Ministério da Saúde/Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE)

Assim, um utente pode ser reencaminhado para um hospital ou unidade de saúde fora da sua zona de residência, com base na informação disponibilizada no SIIP ou caso o utente se encontre fora da sua residência no momento do telefonema.

Em 2022, a linha teve o maior número de atendimentos de sempre, com mais de 9 milhões de chamadas. Foi também durante a pandemia, ainda em 2020, que a linha reforçou o catálogo de serviços, sendo a criação da Linha de Aconselhamento Psicológico (LAP) um bom exemplo, que já atendeu mais de 247 mil chamadas.

Atualmente, prestam serviços na Linha mais de 1.600 profissionais, mas o SNS 24 dispõe de uma bolsa que permite o reforço consoante as necessidades.

O SNS 24 está empenhado em continuar a trabalhar para melhorar a sua capacidade de resposta e melhor servir os cidadãos.

Equipa da SPMS participa em artigo científico sobre IA em saúde pública

7 Agosto, 2025

Um grupo de colaboradores da SPMS participou na elaboração do artigo “Harnessing artificial intelligence for enhanced public health surveillance: a narrative review”, que foi publicado na revista Frontiers in Public Health. O artigo integra um grupo restrito de publicações consideradas de excelência na área, nesta prestigiada revista de Medicina, ramo de saúde pública, saúde ambiental e […]

Médicos Dentistas e SPMS debatem transformação digital da saúde oral

4 Agosto, 2025

A SPMS acolheu a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), para discutir a digitalização da saúde oral, no dia 1 de agosto, em Lisboa. A agenda de trabalho foi marcada pelo projeto do Registo de Saúde Eletrónico (RSEu), na componente do programa de saúde oral. O Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO) foi um […]

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

30 Julho, 2025

Já estão ultrapassados os constrangimentos relacionados com a autenticação na App e no Portal SNS 24. Neste momento, os dois métodos disponibilizados (Chave Móvel Digital e Número de Utente do SNS) estão plenamente funcionais. Foram implementadas medidas de melhoria do desempenho e as equipas técnicas da SPMS mantêm a monitorização ativa dos serviços para garantir […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.