Notícias

“Ligue SNS 24, Salve Vidas” garantiu consulta no próprio dia ou seguinte a 8.500 utentes

26 Setembro, 2023

Mais de 8.500 utentes tiveram consultas marcadas para o médico de família no próprio dia ou para o dia seguinte, no âmbito do projeto-piloto promovido pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), com o objetivo de reduzir o afluxo de utentes aos serviços de urgência hospitalares.

Neste projeto, o acesso aos cuidados de saúde é feito pela linha SNS 24, que efetua a triagem e encaminha os utentes para o tipo de cuidados de que precisam e, se necessário, marca a consulta no médico de família.

A SPMS participou neste piloto, conjuntamente com a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Administração Regional de Saúde do Norte e a Administração Central do Sistema de Saúde, sob a coordenação da DE-SNS, o ACeS Póvoa do Varzim/Vila do Conde e o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim – Vila do Conde (CHPVVC), tendo sido responsável pela criação da campanha multimeios, que envolveu várias figuras conhecidas da Póvoa de Varzim e Vila do Conde.

Ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) antes de se deslocar ao Serviço de Urgência é o apelo do projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas”, lançado há quatro meses, no CHPVVC. Neste âmbito, o SNS 24 realizou perto de 24 mil triagens, das quais 26% foram encaminhadas para o serviço de urgência, e os restantes utentes, mais de 12 mil, foram considerados elegíveis para o projeto. Desses, mais de 8.500 tiveram consultas marcadas para o médico de família no próprio dia ou para o dia seguinte.

Projeto alcança taxa de sucesso de 70%

A diretora do ACeS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Judite Neves, destacou a “taxa de sucesso de 70%”, realçando outro dado positivo: as pessoas não faltam. Dos utentes que foram agendados pelo SNS 24, menos de 10% faltaram à consulta. 

O projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que deverá ser estendido, progressivamente, a todo o país, inclui medidas no âmbito da literacia em saúde, cuja finalidade é reforçar a utilização preferencial do contacto com a linha SNS 24 como porta de entrada no SNS, pela possibilidade de organização e gestão dos serviços de saúde disponíveis para a resposta à doença aguda, através de um encaminhamento adequado: autocuidados em domicílio, consulta aberta em cuidados de saúde primários (com consulta agendada no mesmo dia ou no dia seguinte) e Serviço de Urgência.

Temas

|

SPMS participa no Think Tank “Science to Health to Tech 2024 – H-INNOVA”

8 Maio, 2024

O Vogal Executivo da SPMS, Luís Miguel Ferreira, participou como orador no Think Tank “SHT – Science to Health to Tech 2024 – H-INNOVA”, que decorreu na Unidade Local de Saúde de Santo António, Porto, ontem, dia 7 de maio. O dirigente participou no painel dedicado à “Partilha de Experiências sobre Ciberataques a Hospitais e […]

SPMS reforça telessaúde com entrega de equipamentos e formação

6 Maio, 2024

A SPMS está a reforçar as Unidades locais de Saúde (ULS) e os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) com equipamentos de teleconsulta e telemonitorização, tendo por objetivo impulsionar a prática da telessaúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e, deste modo, melhorar o acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde. Com um investimento inicial de […]

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Voltar
Voltar para o topo.