Notícias

“Os Sistemas de Informação vão ser cruciais nesta transição digital da Saúde”

28 Junho, 2023

“Informatizar vs Digitalizar: a importância da comunicação entre Sistemas de Informação” foi o tema do painel que contou com Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS. Inserido no 9º Seminário da Saúde da GS1 Portugal, o debate teve lugar esta quarta-feira, 28 de junho, em Lisboa.

A conversa começou pela pandemia, tema incontornável, “em concreto na área da Saúde e dos sistemas de informação houve uma necessidade de ajustamento de processos, de formas de trabalhar e que veio obrigar as organizações, nomeadamente a SPMS, no fundo o braço tecnológico do SNS, a apresentar respostas”, realçou Luís Ferreira.  

Na sua intervenção, o dirigente destacou a vacinação, as teleconsultas através da plataforma RSE Live, lançada pela SPMS, as receitas sem papel totalmente desmaterializadas, cujos números aumentaram exponencialmente. “Tudo foi potenciado com sistemas de informação e com soluções eletrónicas”, disse.

Moderado pela jornalista Fernanda Freitas, o debate, que contou também com Óscar Gaspar, presidente da APHP – Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, passou pela importância cada vez maior da literacia digital, e que é transversal a todas as áreas da sociedade, das ferramentas de inteligência artificial e dos dados.

“A questão dos dados é um dos aspetos centrais na nossa estratégia, em relação ao PRR e aos investimentos que estão previstos”, salientou Luís Ferreira. “Um dos projetos do PRR visa precisamente a criação de um Data Lake para a utilização secundária da informação. Há muito trabalho de investigação que pode ser melhorado”, acrescentou.

O essencial é “colocar o utente no centro do sistema”, visão partilhada por Luís Ferreira e Óscar Gaspar. O projeto exames sem papel, que evita duplicação de meios complementares de diagnóstico e terapêutica, e o SNS 24, ferramenta central em todo o sistema de saúde, são bons exemplos.

É fundamental o diálogo entre os setores privado, social, o Serviço Nacional de Saúde e, também, a nível europeu, para complementar respostas e melhorar a prestação de cuidados ao cidadão. “Os sistemas de informação vão ser cruciais nesta transição digital”, afirmou Luís Miguel Ferreira.

GS1 Portugal é uma associação empresarial multissetorial, que reúne empresas, associações setoriais, prestadores de serviços tecnológicos, entre outras organizações.

RENTEV celebra 11 anos ao serviço dos cidadãos

1 Julho, 2025

Ao longo da última década, o Registo Nacional do Testamento Vital (RENTEV) tem possibilitado que qualquer pessoa, maior de idade e capaz, formalize antecipadamente a sua vontade quanto aos cuidados de saúde que deseja, ou não deseja, receber, caso se encontre incapaz de expressar essa vontade de forma autónoma. Lançado a 1 de julho de […]

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.