Notícias

“A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”

18 Abril, 2023

O Teatro Thalia foi palco dos debates sobre o caminho da “Transição Digital na Saúde”, conferência que culminou com a participação de Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Ao longo do dia foram vários os especialistas das áreas da Saúde, da Tecnologia e da Academia a partilhar ideias e visões nos painéis de debate moderados pela jornalista Ana Peneda Moreira.

Das diversas intervenções, a da presidente da SPMS, Sandra Cavaca, teve umas palavras de “profundo reconhecimento e agradecimento a todos os profissionais da SPMS, que nas alturas críticas fizeram a diferença na vida das pessoas que precisam de cuidados de saúde, ainda que na retaguarda. E é com estes profissionais resilientes que conto para implementar o ambicioso PRR para a Transição Digital da Saúde”.

Depois de se falar da estratégia de digitalização, das reformas feitas nas infraestruturas e nos dados, a tarde foi dedicada ao cidadão, ao profissional de saúde e aos desafios para o futuro.

Temas relacionados com a estratégia omnicanal que o SNS 24 tem vindo a implementar, disponibilização de novos serviços e de novas tecnologias, o desenvolvimento da telessaúde e da telemedicina, a desmaterialização completa do ciclo da prescrição de medicamentos e de exames médicos, com a partilha de resultados, para médicos e utentes, estiveram em destaque no painel dirigido ao cidadão.

“Com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”

Já as melhorias contínuas nas ferramentas de trabalho, fundamentais na forma como hoje se prevê, monitoriza, gere e toma decisões sobre saúde, centraram a análise à volta dos sistemas para o profissional. A reflexão sobre o Registo de Saúde Eletrónico Único, projeto fundamental para todo o sistema de saúde, mostrou a importância de se reforçar uma cultura de compromisso e de construção de soluções, em prol de todos, quer utentes, quer profissionais.

“Os profissionais da saúde exigem mais e melhores ferramentas” realçou Fernando Araújo, diretor Executivo do SNS, quase na reta final do evento”, sublinhando que “a inteligência artificial está a mudar a área tecnológica”.

Depois das intervenções de Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, e de João Dias, presidente da Agência para a Modernização Administrativa, Fernando Araújo falou sobre o papel relevante das tecnologias na prevenção da doença, “isso é fundamental para prestarmos melhores cuidados de saúde”, adiantando que “se há coisa que sabemos é que com a digitalização ganhamos tempo para as pessoas”.

“A digitalização pode dar uma resposta ao acesso e sustentabilidade do SNS”, destacou Manuel Pizarro no seu discurso de encerramento, onde enalteceu as condições do nosso país para ser um exemplo nesta matéria. “A transição digital passa por qualificar o nosso trabalho, utilizando os recursos nos sítios certos”, reforçando que “está em marcha e queremos acelerá-la com o investimento do PRR”. No final, o governante deu os “parabéns à SPMS por esta transição digital”.

Fotos de Rodrigo Cabrita

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.