Notícias

SPMS lidera Grupo de Trabalho na ação europeia EU-HIP

14 Abril, 2023

A SPMS irá liderar um Grupo de Trabalho na ação europeia EU-HIP (EU Interoperability with HERA’s IT platform), que visa promover a interoperabilidade dos sistemas de Tecnologia e Informação (TI) dos Estados-Membros com a futura plataforma de TI da HERA (Autoridade de Preparação e Resposta a Emergências Sanitárias).

O compromisso da SPMS em apoiar e melhorar os sistemas de TI nacionais e europeus é reforçado com a liderança do Grupo de Trabalho 3 − Avaliação, nomeadamente no desenvolvimento de recomendações sobre a utilização de Inteligência Artificial para a vigilância de ameaças à saúde pública.

A missão principal da HERA é contribuir para o reforço da coordenação, preparação e resposta face a ameaças e riscos para a segurança da saúde pública. Alinhada com o objetivo da HERA, a EU-HIP irá suportar as prioridades políticas e permitirá o desenvolvimento de sistemas nacionais de TI para uma melhor resposta a ameaças transfronteiriças.

Esta ação, cofinanciada pela Comissão Europeia, é constituída por 23 parceiros de 17 países, sendo Portugal representado pela SPMS, enquanto autoridade nacional competente, pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Esta é mais uma grande aposta no reforço da saúde digital ao serviço da saúde pública, com especial destaque para a vigilância e reposta às ameaças transfronteiriças.

Mais informação sobre esta ação em: https://en.ssi.dk/surveillance-and-preparedness/international-coorporation/eu-hip.

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.