Notícias

SNS SUmmit conta com participação da SPMS

23 Março, 2023

“A linha SNS 24 ficou colada à Covid”, obstáculo identificado por João Oliveira, coordenador da SPMS – Linha SNS 24, durante a sua intervenção no SNS SUmmit, fórum realizado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS) com o apoio da SPMS, esta quinta-feira, dia 23 de março.

Na Aula Magna do Hospital de Santa Maria, no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, João Oliveira reiterou que o “SNS 24 é muito mais” e tem de ser a porta de entrada numa situação aguda não emergente e “um pivot na distribuição das necessidades do país em tempo real”. Ideias defendidas na sessão sobre “Gestão da Oferta e da Procura” no âmbito dos serviços de urgências, moderada por Francisco Goiana da Silva, da DE-SNS, que contou com mais participantes e partilha de ideias no painel de debate.

Para reforçar o apoio às urgências hospitalares, as campanhas de comunicação mais dirigidas e próximas do utente, de forma a promover o SNS 24 como a primeira porta de entrada no SNS, são uma das soluções apontadas pelo coordenador da Linha.

Dissociar o SNS 24 da Covid-19 e incentivar a população a contactar a Linha face a um problema de saúde não emergente é fundamental para evitar idas desnecessárias aos serviços de urgência. “Há um hábito intrínseco do português recorrer ao serviço de urgência por tudo”, reconheceu, acrescentando que o processo para alterar este processo leva o seu tempo, mas, “cabe a cada um de nós promover essa mudança”.

A teleconsulta médica após triagem no SNS 24 é outra das soluções. Uma resposta direta depois do contacto com o SNS 24 que passa pela geração de uma teleconsulta com um profissional de saúde está a ser equacionada para integrar a Linha.

Com mais de 6 mil profissionais no atendimento, distribuídos pelo país, João Oliveira defendeu a relevância de existir uma única fonte ou sistema centralizado de informação, visando a melhoria, a qualidade da triagem no SNS 24 e a capacidade de resposta do sistema de saúde.

O SNS SUmmit constitui um fórum de partilha e discussão de boas práticas entre os Serviços de Urgência das diferentes unidades do SNS, os Agrupamentos de Centros de Saúde e as instituições que coordenam o fluxo dos utentes.

Fernando Araújo, diretor executivo do SNS, participou na abertura do evento que encerra ao final da tarde com Manuel Pizarro, ministro da Saúde.

Fotos de Rodrigo Cabrita

Temas

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

25 Junho, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, como o […]

Digitalização melhora referenciação de utentes para a RNCCI

18 Junho, 2025

A SPMS e o Instituto de Informática da Segurança Social desmaterializaram o cálculo das taxas de comparticipação na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), numa iniciativa conjunta que arrancou no dia 8 de maio. Desta forma, pretende-se melhorar a interoperabilidade entre os dois sistemas, reduzindo o esforço dos profissionais intervenientes, nomeadamente na transcrição dos […]

Portugal acima da média europeia na maturidade em Saúde Digital

17 Junho, 2025

Portugal destaca-se na maturidade em Saúde Digital com uma pontuação global de 88%, em 2024, superando a média da União Europeia (UE), fixada em 82,70%. Os dados constam no relatório “Década Digital 2025: Estudo de Indicadores de Saúde Digital”, do Digital Economy and Society Index (DESI) 2025. Portugal superou também o valor registado em 2023 (86%), […]

04_DESI_Portugal_Site_860x500
Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.