Notícias

“Tecnologias Disruptivas” no INCoDe.2030 em Viana do Castelo contou com a SPMS

9 Fevereiro, 2023

A SPMS participou no Roteiro INCoDe.2030 – Capacitação Digital que decorreu nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Sob o tema “Tecnologias Disruptivas”, a iniciativa deu voz a projetos locais em curso, mas também emblemáticos que, com o apoio do INCoDe.2030, promovem a capacitação digital em Portugal. A sessão teve vários painéis com o propósito de debater iniciativas que visam melhorar as competências digitais dos cidadãos de diferentes gerações.

Nilton Nascimento, diretor do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), falou sobre os quatro grandes pilares da transição digital da Saúde, inseridos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que estão a ser desenvolvidos pela SPMS. Alguns dos principais projetos para o cidadão, para os profissionais de saúde, dados e infraestruturas, em prol de um melhor sistema de saúde, estiveram no centro da apresentação.

No período da tarde, a SPMS dinamizou um workshop sobre o SNS 24 dirigido ao cidadão comum e a profissionais de saúde, com vista a ensinar a usar a app SNS 24 e a área pessoal do portal, bem como a aceder às principais funcionalidades dos serviços digitais de saúde, nomeadamente a teleconsulta.

A SPMS vai continuar a participar no Roteiro INCoDe.2030, que está a percorrer todo o país, focado numa multiplicidade de temas. Já passou por Sines, Açores, Castelo Branco, Coimbra, Santarém e Aveiro onde foram debatidos os temas da Cibersegurança, Mar, Cidadania e Soberania Digital, Educação, Saúde e Smart Cities.

Temas

| |

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM – Continuity of Care Maturity e o EMRAM – Electronic Medical Record […]

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.