Notícias

Secretários de Estado visitam SNS 24 em dia que se assinalam 9 milhões de atendimentos

16 Dezembro, 2022

A secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, e o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, visitaram o Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde I SNS 24, acompanhados pelo presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, nesta sexta-feira, dia 16 de dezembro.

Este ano, a Linha já atendeu mais de 9 milhões de chamadas, o maior número de sempre. “Esta capacidade pode e deve ser expandida”, realçou o secretário de Estado da Saúde, dando nota de que a taxa de resposta se situa nos 97%. Nos primeiros 15 dias de dezembro foram atendidas mais de 100 mil chamadas, um aumento de cerca de 18% em relação ao mesmo período de outubro.

Ricardo Mestre anunciou também a integração de novos serviços, a partir do final de janeiro, com respostas para as pessoas mais vulneráveis, nomeadamente através de uma linha de apoio médico e serviços de telessaúde para as residências de idosos.

“Primeiro, liguem para o SNS 24”

Os governantes observaram o funcionamento operacional de toda a Linha SNS 24, desde o atendimento geral aos diferentes serviços clínicos e não clínicos que integra e presta à população. Criadas em contexto de pandemia, a Linha de Aconselhamento Psicológico e a Plataforma de Atendimento por Videochamada para cidadãos surdos, feito por intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, mantêm-se como serviços fundamentais e a procura continua a aumentar.

No final, o apelo conjunto à população para que “todos antes de recorrerem a algum serviço, liguem para o SNS 24”, sobretudo antes de se dirigirem aos serviços de urgência ou aos centros de saúde.

“Vi a forma como estes profissionais estão aqui ao serviço de todos nós, disponíveis e capazes para nos orientar o melhor possível quando tivermos um problema de saúde e antes de nos dirigirmos a qualquer sítio, muito rapidamente e eficientemente podemos ser atendidos e encaminhados para o sítio mais adequado para o nosso problema”, declarou Margarida Tavares.”

“Ligue para 808 24 24 24”.

Temas

|

Informação atualizada | App e Portal SNS 24

8 Agosto, 2025

SPMS garante disponibilidade dos dados na App SNS 24 e a resolução de constrangimentos através da Linha SNS 24 A SPMS está a desenvolver esforços no sentido de identificar e resolver os constrangimentos que alguns utilizadores têm relatado no acesso à nova App SNS 24. Muitos desses constrangimentos prendem-se, aliás, com situações específicas, como a […]

Equipa da SPMS participa em artigo científico sobre IA em saúde pública

7 Agosto, 2025

Um grupo de colaboradores da SPMS participou na elaboração do artigo “Harnessing artificial intelligence for enhanced public health surveillance: a narrative review”, que foi publicado na revista Frontiers in Public Health. O artigo integra um grupo restrito de publicações consideradas de excelência na área, nesta prestigiada revista de Medicina, ramo de saúde pública, saúde ambiental e […]

Médicos Dentistas e SPMS debatem transformação digital da saúde oral

4 Agosto, 2025

A SPMS acolheu a Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), para discutir a digitalização da saúde oral, no dia 1 de agosto, em Lisboa. A agenda de trabalho foi marcada pelo projeto do Registo de Saúde Eletrónico (RSEu), na componente do programa de saúde oral. O Sistema de Informação para a Saúde Oral (SISO) foi um […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.