Notícias

Comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão visita SPMS

27 Outubro, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva do Ministério da Saúde do Azerbaijão para uma visita técnica sobre sistemas de informação, designadamente sobre o sistema de resposta português a emergências de saúde pública. O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, deu as boas-vindas à comitiva de 14 peritos de saúde, esta manhã, dia 27 de outubro, na sede, em Lisboa.

A apresentação centrou-se no SINAVE – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, que se destina à desmaterialização do processo de notificação de doenças de declaração obrigatória, no BI-SINAVE, no Sistema Vacinas, bem como no avanço da estrutura myHealth@EU (A Minha Saúde na UE), que disponibiliza vários serviços digitais de saúde, por exemplo, ao nível da dispensa e prescrição médica.

Assim, foi partilhado know how sobre boas práticas e o que de melhor se tem desenvolvido em matéria de sistemas de informação, soluções tecnológicas, com ganhos de eficiência e de qualidade da informação e, ainda, foi possível demonstrar o elevado nível de digitalização do Serviço Nacional de Saúde e preparação face a emergências de saúde pública.

Além da visita à SPMS, a comitiva teve oportunidade de contactar com especialistas de algumas das principais entidades e instituições de saúde nacionais, de forma a aprender com a experiência portuguesa, com o objetivo de robustecer o sistema de gestão de emergências de saúde pública do Azerbaijão.

Com o apoio do departamento da Organização Mundial de Saúde de Baku, e da Direção-Geral da Saúde, a visita a Portugal, que termina amanhã, veio reforçar a colaboração, na área da Saúde, entre os dois países.

Temas

Alerta – Comunicação fraudulenta em nome do SNS 24

7 Maio, 2025

Alertamos que estão em circulação SMS falsas em nome do SNS 24. Essas mensagens indicam que tem valores em dívida e incluem uma referência de multibanco para realizar o pagamento no prazo de 5 dias. Trata-se de um esquema de mensagens falsas por SMS (conhecido como smishing), no qual é usado o nome de entidades credíveis, […]

Voltar
Voltar para o topo.